Após dois meses da realização de um trabalho de escuta ativa e diálogo com a população, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo e Participação Popular, concluiu, nos dias 28 e 29 de junho, as ações do PPA Participativo, com mobilizações na Feira de Nova Contagem e no Mercado Central de Contagem. A consulta, iniciada em maio, teve como objetivo ouvir a população sobre as demandas prioritárias da cidade para orientar a elaboração do Plano Plurianual (PPA), documento que norteia, explica e define os programas, ações, diretrizes e metas da gestão para os quatro anos seguintes. Pela primeira vez, os moradores participaram diretamente da construção do plano. A consulta ocorreu por meio da plataforma Decide Contagem e contou com atividades em espaços públicos, onde os moradores puderam contribuir para a definição das prioridades que vão construir o futuro da cidade.
Alcançando mais de 2 mil participantes, o governo realizou cerca de 70 ações envolvendo todas as oito regionais da cidade. As mobilizações feitas contemplaram locais, como conselhos regionais e de políticas públicas, pré-conferências municipais, restaurantes populares, centros comerciais, feiras de artesanato e de alimentos, entre outros espaços públicos de Contagem. Além de escolher suas prioridades nos 15 eixos temáticos disponibilizados, a população teve a oportunidade de se aproximar de assuntos que muitas vezes não fazem parte do seu dia a dia, construindo a consciência cidadã e o desejo de colaborar ativamente para que o governo e as reais necessidades dos moradores avancem juntos.
O secretário de Governo e Participação Popular, Pedro Amaral, destacou o grande desafio que representou a realização do PPA Participativo. Segundo ele, por se tratar de um tema ainda pouco conhecido pela maioria da população, foi necessário um esforço redobrado para ampliar o acesso à informação e estimular o engajamento popular. “'Nosso compromisso é garantir que as pessoas compreendam a importância do Plano Plurianual e saibam que suas vozes têm poder na construção das políticas públicas para os próximos anos”, afirmou.
Ele ainda acrescentou que “a consulta pública e as ações de rua tinham como objetivo aproximar os moradores de temas mais técnicos e institucionais, como a elaboração do Plano Plurianual e da Lei Orçamentária Anual. Acredito que, nesse aspecto, o dever foi cumprido, pois o governo se mostrou, e continua se mostrando, aberto à participação popular. Desde o trabalho dos conselheiros, passando pelo compromisso com a transparência fiscal, até a elaboração dos documentos que orientam a gestão pública, as vozes dos cidadãos são ouvidas e efetivamente consideradas nas ações da Prefeitura.”
Vozes da comunidade fortalecem o planejamento da cidade
O feirante do setor de vestuários, Alexandre Gomes, participou do PPA durante a ação realizada na Feira de Nova Contagem e ressaltou a importância de levar esse debate para o local, sendo um espaço indispensável para a consulta sobre o planejamento da cidade. "Amo a feira! Mais do que um lugar de compras, ela é um ponto de encontro, de convivência. Quero ver mais lazer e cultura em toda a cidade e foi nessas categorias que participei na consulta do PPA. Iniciativas assim estarem presentes em espaços populares, como a nossa feira, faz com que a gente se sinta contemplado e enxergado pelo poder público. Participação popular é isso, garantir que os representantes que elegemos levem a frente os interesses da população, de quem eles representam.”
Para o comerciante do Mercado Central de Contagem, Argeu Dorleto, ter tido a oportunidade de participar da consulta pública do PPA Participativo foi gratificante porque, segundo ele, quando os moradores têm sua voz escutada, toda a cidade ganha. “Ter um governo que escuta a população para tomar as decisões é diferenciado e vemos, cada vez mais, isso acontecendo em Contagem. Na consulta pudemos apontar as prioridades para todas as políticas públicas da cidade. Como comerciante do Mercado Central destaco as propostas para o incentivo à economia local, a geração de emprego e a cultura. A gente quer uma cidade que cresça com a participação de todos, com um governo que caminhe junto com a população", finalizou ele
As ações prioritárias apontadas pela população por meio do processo realizado estão sendo estudadas pela Secretaria de Governo e Participação Popular para a elaboração de um relatório sobre os resultados obtidos. A análise será compartilhada com a Secretaria de Planejamento e demais secretarias responsáveis para que, seguindo as diretrizes de governo, a construção do Plano Plurianual possa ser concluída.
Por meio da plataforma Decide Contagem, moradores puderam opinar, pela primeira vez, do planejamento da cidade. Foto: Adelcio Ramos/PMC
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos