O que é diversidade para você? Todos os 11 candidatos do concurso Miss e Mister Diversidade Contagem 2019, organizado pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual (Cellos) Contagem, foram convidados a responder essa pergunta, após seus desfiles e performances que encheram de cores, alegria e emoção o auditório da Prefeitura de Contagem na noite da última quinta-feira (1). O evento, que contou com grande público, enalteceu a beleza e a alegria da população lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual e intersexual (LGBTI+).
Entre as respostas, afirmações de resistência e valorização das singularidades, sobre as lutas contra o preconceito, sobre o direito ser quem se quer e sobre necessidade de tolerância, respeito, igualdade e solidariedade entre seres humanos.
O certame fez parte da programação da Semana da Diversidade Contagem 2019, que terminará no próximo domingo. Mais do que valorizar belezas corporais ou roupas, os critérios de avaliação dos 11 jurados escalados pautaram-se pela valorização do conjunto da obra: música, enredo da apresentação, figurino e capacidade de representatividade.
Além dxs concorrentes, a noite purpurinada também contou com diversas apresentações de drag queens, transformistas e artistas especialistas em encarnar a performance de cantores e cantoras, com muita dança, ritmo e esmero nos modelitos.
Participaram do Mister Diversidade Contagem 2019 cinco concorrentes, e o vencedor foi Diogo Silva. Já a Miss Diversidade Contagem 2019, que contou com seis concorrentes, teve como vencedora a drag Coquita Para-raio. Ambos receberam as faixas dos antigos ocupantes dos postos de miss e mister, receberam troféus e kits de beleza.
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, é parceria do Cellos na produção e na organização das atividades que vêm ocorrendo ao longo dos últimos dias e culminará com a realização da 15ª Parada LGBT de Contagem, no domingo (4). A Parada de Contagem vem reunindo milhares de pessoas ao longo dos 15 anos em que vem sendo realizada na cidade, sempre no primeiro domingo do mês de agosto.
Prefeitura aberta à diversidade
O superintendente de Políticas de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marco Antônio Rezende Diniz, representou o prefeito Alex de Freitas no evento e participou do evento. Para ele, a realização da Semana da Diversidade de Contagem não deve ser vista somente como um cumprimento de tabela. “Não é só uma atividade rotineira, é uma mostra da abertura da prefeitura aos movimentos da sociedade civil ligados às diversas representatividades. A prefeitura vem atuando na defesa da garantia de direitos e seguirá sendo parceira desses movimentos. Qualquer tipo de ato que mostra a força da diversidade tem que ser ouvido. Algumas pessoas se incomodam com o diferente, com o que ainda não entendem. Mas a diversidade tem que ocupar os espaços públicos e mostrar toda a sua força. Que esse espaço continue estando aberto para apoiar valorizar esses movimentos”, reforça o superintendente.
O vice-presidente da Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Contagem, Rubens Nascimento, também marcou presença no evento e destacou o ineditismo da atuação da Subseção junto às minorias de direitos. “É um momento histórico da história da OAB, que tem estado atuante nas questões que envolvem as minorias de direito, inclusive posicionando-se contra ataques a esses direitos. A Comissão da Diversidade Sexual da Subseção tem feito parcerias com a Prefeitura de Contagem e com movimentos sociais. O 1º Seminário de Diversidade Sexual e de Gênero, realizado em junho na sede da OAB Contagem, foi um marco na história da Subseção e da Comissão”, assevera o vice-presidente. A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, foi um dos apoiadores do seminário.
Diversidade pela primeira vez na prefeitura
O militante e ativista da Cellos Leandro Neves enalteceu a iniciativa, destacando que esta é a primeira vez em que um evento desta natureza ocorre nas instalações da Prefeitura de Contagem. “É um ato muito importante para valorizar a diversidade, a luta e a resistência em tempos difíceis como os que estamos vivendo. É a primeira que a Cellos e o movimento LGBTI+ realizam um evento como este na prefeitura”, assegura o ativista e militante LGBTI+ Leandro Neves.
O presidente do Conselho Municipal de Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (COMDLGBT) de Contagem, Hygor Augusto Ubirajara Silva, presente ao evento, ressaltou a importância do envolvimento do poder público em iniciativas como essa. “É muito importante a participação da prefeitura, que se mostra aberta à diversidade, e isso é uma quebra de paradigmas. Mostra que a prefeitura é a casa de todos e todas”, diz Hygor Ubirajara. O conselho é vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Nem menos, nem mais direitos
Luciana Lacerda, militante e ativista LGTBI+ e também integrante do Cellos, uma das participantes do evento, comentou sobre o caráter de resistência da Parada LGTB que acontecerá no próximo domingo em Contagem: “Não é só festa ou carnaval. É um ato político. Sem agredir ninguém, sem desrespeitar ninguém, mas mostrando que estamos aqui e que temos o direito de existir e ser quem somos. Nem menos, nem mais, os direitos são iguais”, resume a ativista.
O concurso Miss e Mister Diversidade Contagem 2019 também teve como parceiros as seguintes entidades/instituições/órgãos: OAB - Subseção Contagem, COMDLGBT, Coletivo Transformar, Casa Mamãe Vovó Solidária LGBT, Folia do Rei, Salão Dudu Fashion, TJ Festas e Allettare Professional.
Viva as diferenças! Diga não ao ódio e sim ao amor!