“Há que se cuidar do broto para que a vida nos dê flores e frutos” é a mensagem de Milton Nascimento, que fica estampada nas camisas dos integrantes do Projeto Violões sem Fronteiras. Em parceria com a Secretaria de Saúde, o projeto leva música às Unidades Básicas de Saúde de Contagem.
Na quinta-feira (30), foi a vez de a UBS Novo Eldorado receber o Projeto Violões sem Fronteiras. A gerente da unidade, Ana Moreira, relatou que ela sempre trabalha com a humanização e que a ação levou uma “terapia de felicidade”. “A música é vida e alegria. A saúde é um momento, mas a felicidade é o que deve estar sempre em nossa vida”, observou. Ela também explicou que tenta um entendimento entre gestores, servidores e usuários, por meio da humanização. “A humanização é o nosso carro-chefe”, finalizou.
Maria Soares, moradora da regional Eldorado, contou que, quando vai à UBS, as pessoas estão sempre separadas e que a presença da música criou um ambiente entrosado. “Eu estava meio triste, mas quando cheguei aqui fiquei alegre. A música fez tudo ficar lá pra trás”, explicou Maria Soares. Ela também fez um pedido: “Eu acho que eles devem voltar sempre, pois as pessoas estão precisando. Isso anima e faz ficar leve”.
Durante a apresentação, pacientes que aguardavam atendimento dançavam e cantavam as músicas. De acordo com Cristiane Santos, moradora da regional Eldorado, o ambiente mudou e a sensação era de paz. “Foi uma surpresa, ninguém esperava isso em uma Unidade de Saúde. Fiquei muito feliz, pois é muito importante levar alegria às pessoas”, comentou Cristiane Santos.
O coordenador do projeto, André Carvalho, falou que o papel da música é levar um pouco de alegria e reflexão aos pacientes. “Queremos passar um pouco de conforto, de paz e animar as pessoas que escutam a gente”, revelou. Ele ainda falou que a palavra que define esse projeto é "liberdade".
Na UBS Novo Eldorado, os servidores e gestores comemoram os aniversários do mês. Agora, a comemoração coincidiu com a visita do Projeto Violões sem Fronteiras e com o atendimento de Saúde Mental. Para a coordenadora, a aceitação e o entrosamento foram bons.
Projeto Vida
O projeto Vida atua no bairro Amazonas e seu principal eixo é a prevenção ao uso de drogas. Começou com a cultura e a arte em 2010, com a oficina de música e a orquestra. Com isso, foi criado o Projeto Violões sem Fronteiras, que hoje possui mais de 140 alunos de música.
De acordo com o coordenador André Carvalho, a ação possui aulas de violão, violino, flauta e percussão e, em breve, serão incluídos violoncelo e alguns instrumentos de orquestra, como viola. O projeto tem apoio da Prefeitura de Contagem, por meio do Conselho da Criança e do Adolescente.
Texto da estagiária Lorena Campos, sob supervisão de Lucas Santos