Servidores de vários órgãos municipais participaram na última quarta-feira (20/3), da "Tarde de Palestras Motivacionais", um evento promovido pela Escola de Governo Contagem “Professor Carlos Pinto Coelho Motta”. Quatro palestrantes trataram de temas que agregam conhecimento e motivação relacionados ao comportamento no trabalho e na vida, conduta, ética, liderança e posicionamento profissional.
A Escola de Governo Contagem tem o lema: Capacitar para Inovar e o evento das palestras é uma parceria das secretarias municipais de Administração (Sead) e de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) com o apoio da Avantik/Grandes Escolas de Gestão e o Programa Empreender.
Ao abrir o evento, a titular da Seplan, Marilena Chaves, abordou rapidamente os quatro temas lembrando que as palestras são para motivar e valorizar o servidor não só como trabalhador, mas como pessoa. Ela ressaltou a necessidade da ética na atuação no contexto da compliance e disse que o marketing pessoal não deve passar pela vaidade, mas de mostrar os méritos, para que estes possam servir de exemplo.
Segundo ela, a Escola de Governo, criada em 2014, toma forma agora e os recursos para suas atividades são oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Cada Secretaria pode e deve sugerir a seu tema de capacitação. E o certificado de participação vai agregar em pontuação para a carreira do servidor”, informou Marilena, que atuou em vários órgãos públicos e foi presidente da Fundação João Pinheiro sempre pautando a eficiência na gestão.
Sobre o tema “Seja um Exemplo a ser Seguido”, a empresária e escritora Alzira Montes, destacou que todos devem comemorar tudo na vida, desde as pequenas até as grandes vitórias, os momentos de adversidades ou de alegrias, e que todos devem procurar fazer o melhor onde estiver, pois o universo vai encontrar uma maneira de recompensá-lo. "Devemos fazer a oportunidade acontecer. Para realizar um sonho, precisa-se de ter atitude e determinação; de buscar parceiros certos e também de ajudá-los a realizar os seus sonhos”, disse Alzira ao acrescentar que entre os hábitos das pessoas bem-sucedidas estão: planejar sempre; ler diariamente; elogiar o próximo; abraçar as mudanças; saber perdoar e aceitar as responsabilidades.
O tema “Ética e Compliance” foi abordado pelo professor da área de Gestão Empresarial e de Tributos, Rubens Heleno, que também destacou a necessidade de se atuar e difundir a ética no âmbito da gestão privada ou pública para obter lisura, transparência e resultados. “Os órgãos devem executar a sua gestão na linha do cumprimento de normas, legislação para perseguir resultados socioeconômicos e socioambientais”, exemplificou ele.
Já a contadora, consultora e analista de perfil comportamental e master coach, Cristiane Moreira Silva, discorreu sobre o tema “Como tomar as Rédeas da sua Vida” quando ressaltou os cinco passos para se alcançar este objetivo: autoconhecimento; saber onde se está; onde quer chegar; que caminho seguir e ter auto-responsabilidade.
“Agregar valor a si”
Sobre o tema “Marketing Pessoal, a consultora Sheila Porto, que é especialista em Desenvolvimento Humano e Corporativo, ressaltou a importância e necessidade de todos agregarem valor a si para conquistar perceptividade e respeito nas relações pessoais e corporativas, evidenciando a relevância de se considerar “uma marca”. Neste contexto, citou sete maneiras eficientes para tornar-se inesquecível, entre estas: ser uma pessoa objetiva; comunicável; qualificada; apresentável; simpática; empática e sociável.
Entre os servidores participantes da Tarde de Palestras, Sálua Mattar, que atua como assessora do Espaço Bem-Me-Quero – de atendimento à mulher em situação de violência, disse que capacitação é sempre bom e que a motivação é necessária em todos os aspectos. “Com a família, por exemplo, precisamos nos programar, planejar desde o que vai ser o alimento do dia até as atividades do anoitecer quando estão todos juntos. Também no trabalho e até no trânsito precisamos de sabedoria, preparo e boa convivência para se obter bons resultados”, avaliou.