Nessa quarta-feira (24), o Procon Contagem, em parceria com o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep), reuniu 48 escolas do município para tirar dúvidas e informar sobre a exigência de material escolar e prestação de serviços educacionais. Ministrada pela superintendente do Procon, Rariucha Amarante, a palestra foi promovida na Casa do Rotariano de Contagem, localizada no centro da cidade.
A superintendente esclareceu diversas dúvidas dos responsáveis das instituições de ensino particulares de diversos assuntos como a matrícula para o ano de 2019, além de falar sobre a exigência das listas de material escolar; o que a escola está proibida de pedir para os pais; e sobre a venda do uniforme escolar na instituição e dos alunos inadimplentes.
A diretora de fiscalização do Procon, Gabrielle Talita Ribeiro, salientou que é a época que mais recebe denúncias de escolas no setor de fiscalização. “Uma das maiores denúncias nessa área é referente às listas de material escolar, em que escolas chegam a ser abusivas”, disse. Ainda de acordo com Gabrielle, todo ano, na segunda quinzena de janeiro, o setor faz uma ação de volta às aulas.