A prefeita de Contagem, Marília Campos, visitou nesta sexta-feira (12/2), a UPA JK (Unidade de Pronto Atendimento), no bairro Eldorado. A chefe do Poder Executivo conheceu a estrutura do local, conversou com servidores e com a população para entender as principais demandas do centro de saúde.
Durante a visita, a prefeita conversou com pessoas que elogiaram o serviço prestado na unidade de saúde. “Eu conversei com muitos dos pacientes e a avaliação de quem está internado, de quem está se tratando aqui, é boa. A UPA tem um tratamento humanizado e eficiente. Existem alguns problemas, mas, de forma geral, os relatos são positivos”, disse a prefeita.
Dentre os principais problemas apontados por parte da população está a demora no atendimento da unidade de saúde. No entanto, de acordo com a gestão do hospital, o quadro clínico está completo e a unidade segue o Protocolo de Manchester, onde: casos urgentes - vermelho - são atendidos de imediato; laranja dentro dos 10 minutos; amarelo, em uma hora com, chegando a 30 minutos na média atual e verde, com a média de 2h, podendo ser maior em dias de fluxo intenso.
A unidade é uma referência na cidade e realiza cerca de 400 atendimentos diariamente. O local, apesar de ser uma UPA, conta com demanda de hospital de grande complexidade, necessitando de pessoal, estrutura e suporte hospitalar.
Para desafogar a UPA, a rede básica de saúde precisa ser reestruturada para conter pacientes com quadros leves que procuram a unidade. Nos últimos dias, Marília também tem visitado as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Nessas visitas, o sentimento que fica é de que temos que ampliar os atendimentos nas UBSs para que as pessoas tenham mais condições de acesso. Temos esse compromisso de conversar com os servidores, com a secretaria, para fazer investimento para melhorar o acesso e também a qualidade no atendimento”, diz Marília.
A Secretaria de Saúde já começou a reforçar e recompor a atenção primária nas unidades de saúde. Atualmente, a rede conta com profissionais afastados por conta da pandemia da covid-19 e a recomposição está em andamento. Além disso, as equipes passarão por um processo de qualificação e orientação. Desta forma, os casos simples poderão ser direcionados para as UBSs para aliviar demanda na UPA.
A visita foi acompanhada pelo vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria; pelo chefe de gabinete da prefeita, Douglas Miranda, pelo subsecretário de Saúde Joanilson Santos Guimarães; pela gerente geral da UPA JK, Olivia Bonfim, e pelo diretor técnico da unidade Euler Villela.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS [embed]https://www.flickr.com/photos/191922565@N02/albums/72157718296711741[/embed]Repórter: Rafael D’Oliveira
Fotógrafo: Ricardo Lima