Num país como o Brasil, onde quase 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência, conforme o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciativas que favorecem a inclusão da pessoa com deficiência, como as que aconteceram em Contagem, na última semana, fortalecem as discussões em torno de políticas públicas que garantam maior autonomia e melhor qualidade de vida para essas pessoas.
A 10ª edição da Semana da Pessoa com Deficiência, de 17 a 22 de setembro, abordou temas como empregabilidade, educação, esporte, saúde e lazer. Fechando a programação, aconteceu a tradicional caminhada, na Praça Iria Diniz, no Eldorado. Segundo o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, a caminhada vem para expor à sociedade as demandas da pessoa com deficiência, entre elas o direito à acessibilidade. “Estamos avançando, mas ainda é um desafio. É um compromisso do prefeito Alex em acompanhar e executar, dentro do que for possível, as deliberações do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Muitas coisas já discutimos e conquistamos, outras ainda não, mas o importante é que não perdemos a capacidade de sonhar, a mobilização de reivindicar e a lucidez de saber os rumos que queremos tomar. ”
O cadeirante Roberto Costa de Oliveira, que fez questão de participar da caminhada, disse que a iniciativa é importante para lutar pelos direitos dos deficientes e também para que sejam mais vistos pela sociedade. Disse ainda que, no tempo em que morou em outra cidade, não viu nenhuma iniciativa como essa de Contagem.
Para iniciar a caminhada, o aquecimento foi com uma roda de capoeira que mostrou a força de superação dos deficientes ao apresentar suas acrobacias. Cada um do seu jeito, com disposição e com um sorriso no rosto, mostrando que a deficiência não é nenhum impeditivo para fazer valer o direto à inclusão social.
Para as pessoas que passavam pela Praça Iria Diniz, o grupo conseguiu dar o recado, mostrando o motivo de estarem ali, especialmente pela força e determinação de buscar uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
A 10ª edição da Semana da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.