Nesta sexta-feira, 15 de junho, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa para que o mundo se debruce sobre o fenômeno que transforma estes cidadãos em seres invisíveis, destituídos de seus direitos, liberdade e dignidade.
A data é marcada por movimentos e ações que buscam proteger e propagar o respeito e o amor ao idoso. Segundo a superintende de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Maria Fontana, há um número significativo de idosos que são agredidos dentro e fora de suas residências, e muitas das vezes por quem deveria cuidá-los: seus familiares.
“São muitas as formas de violência das quais as pessoas idosas são vítimas: negligência, maus tratos físicos e psicológicos, coação, exploração econômica, restrição de liberdade, violência sexual e até auto negligência. O mundo precisa urgentemente de paz e reconstrução do ser humano no seu conceito mais genuíno, garantindo a todos o respeito, o empoderamento, o protagonismo e o conjunto de direitos que lhes são devidos”, ressaltou Fontana.
Em Contagem, a promoção do envelhecimento ativo, saudável e digno é feita por meio da implantação de programas, serviços e equipamentos municipais voltados ao acolhimento da pessoa idosa. Atualmente, existem 13 núcleos do Programa Vida Saudável distribuídos por várias regiões da cidade, onde são oferecidas atividades recreativas, culturais e de lazer como ginástica, artesanato, passeios, cursos, orientações médicas, dentre outras ações.
Há também equipamentos voltados ao atendimento da pessoa idosa. São eles: Espaço Bem Viver (EBV) Mário Covas, na região Sede; EBV Luiz Palhares, na Regional Vargem das Flores, e Espaço do Saber, na Regional Eldorado. Há também, dentro da política pública para a pessoa idosa, o acompanhamento dos grupos de convivência do município. Ao todo estima-se que sejam atendidos aproximadamente 4 mil idosos.
Todo esse trabalho é coordenado pela Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa. Ao setor compete o papel primordial da formação em direitos humanos e cidadania, o fortalecimento da Rede de Proteção à Pessoa Idosa e a divulgação dos canais para acolhimento das denúncias. Esta última missão é fundamental para inibir quaisquer formas de violência contra o idoso. Por isso, DENUNCIE!
Promotoria do Idoso: 3398-5710/ 3398-5775
Delegacia da Polícia Civil de Contagem: 3198 – 6205
Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos de Contagem: 3398-4711
Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência: 3330-1747/ 3330-1748
Defensoria Pública de Contagem: 3390-2436
Disque Denúncia Direitos Humanos: 100
Polícia Militar: 190
Disque Denúncia Polícia Civil: 181
Conselho do Idoso – COMIC: 3392 – 2813
Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa: 3911- 4937