Pela primeira vez, o Hospital Municipal de Contagem (HMC) integra o projeto “Lean nas Emergências", juntando-se a um grupo seleto de 137 instituições de saúde espalhadas pelo Brasil. Em Minas Gerais, está entre as três novas instituições que ingressaram no Ciclo 10, reforçando sua relevância regional e o compromisso com a melhoria contínua da assistência.
O Fórum de Abertura do Projeto “Lean nas Emergências - Ciclo 10”, realizado no dia 17 de setembro, oficializou a entrada do HMC em uma das mais importantes iniciativas do Ministério da Saúde, voltadas à qualificação do atendimento de urgência e emergência no Sistema Único de Saúde (SUS). O HMC marcou presença sob a coordenação da Sociedade Beneficente de Senhoras do Hospital Sírio-Libanês.
A participação representa um marco estratégico para o HMC. Com o apoio de equipes especializadas que realizarão visitas quinzenais, serão implementadas melhorias estruturais e assistenciais, sempre com foco na valorização do paciente e na qualificação do trabalho dos profissionais de saúde.
Chamado G6 do projeto Lean de Emergência, o grupo reúne hospitais de excelência filantrópicos, Sírio-Libanês (SP), Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Hcor (SP), Hospital Moinhos de Vento (RS), BP Beneficência Portuguesa de São Paulo e Hospital do Coração (SP). Por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), essas instituições atuam como parceiras e mentoras em todo o país, apoiando a implementação da metodologia Lean para reduzir a superlotação e otimizar o tempo de atendimento em hospitais públicos e filantrópicos do SUS.
O encontro também reuniu representantes de instituições de saúde de diferentes estados e destacou a relevância da metodologia Lean Healthcare, adaptação dos princípios do Lean Manufacturing para a saúde. No qual o objetivo dessas duas técnicas é focar na eliminação de desperdícios, como tempo, recursos e materiais e melhorar o fluxo de trabalho para maximizar a padronização de processos e na entrega de maior valor ao paciente. Durante o fórum, reforçaram-se os objetivos do projeto, que é reduzir o tempo de espera, diminuir a permanência em corredores, otimizar a rotatividade de leitos e capacitar equipes para processos mais ágeis, seguros e humanizados.
Experiências anteriores
O projeto “Lean nas Emergências” já comprovou resultados expressivos, como a melhoria no fluxo de atendimento, a redução da sobrecarga das equipes e o aumento da capacidade de resposta das unidades hospitalares. Agora, no Ciclo 10, o Hospital Municipal de Contagem soma esforços com hospitais de excelência, como o Sírio-Libanês e a Beneficência Portuguesa de São Paulo, para ampliar o impacto positivo dessa iniciativa em todo o país.
Após o fórum de abertura, o Hospital Municipal de Contagem inicia um novo capítulo de sua história, assumindo protagonismo em um projeto que transformará a experiência de pacientes e profissionais na urgência e emergência. Apoiar e incentivar projetos como o “Lean nas Emergências” é investir tanto no bem-estar dos colaboradores quanto na qualidade de vida da população. Esse compromisso demonstra que é possível unir eficiência, inovação e cuidado humano para fortalecer o SUS e oferecer serviços cada vez melhores.