Nesta terça-feira (23/9), a prefeita Marília Campos recebeu o representante do Hospital Santa Rita, Lauro Pinheiro Araújo, e gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, para alinhar os últimos detalhes da implantação da linha de cuidado cardiológica no município.
Atualmente, usuários da rede de saúde do município que necessitam de procedimentos cardíacos aguardam longos períodos nas unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Municipal, até serem transferidos para Belo Horizonte. Com a nova parceria, a expectativa é de que cerca de 2 mil pacientes continuem sendo atendidos anualmente, sendo que, aproximadamente, 60% deles possam realizar tratamento diretamente no Hospital Santa Rita, localizado em Contagem.
“Nós estamos discutindo os acertos finais para estabelecer toda a linha de cuidado em cardiologia no Hospital Santa Rita.
Hoje, exames como cateterismo, cirurgias de válvula e angioplastia só são realizados em Belo Horizonte.
Muitas vezes, o paciente de Contagem permanece internado cerca de 15 dias esperando um cateterismo.
Agora, com a parceria com o Hospital Santa Rita, nossa intenção é garantir que grande parte dos atendimentos
seja feita aqui no município. Estamos muito felizes em viabilizar essas tratativas finais”.
Marília Campos, prefeita de Contagem
De acordo com secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, o processo está em fase final e os trâmites jurídicos devem ser concluídos em outubro. “A expectativa é de que os procedimentos no Hospital Santa Rita comecem em novembro.”
A iniciativa já conta com a aprovação de dez leitos de UTI cardiológica no Sistema de Internação de Belo Horizonte (SIBE), condição necessária para o início dos procedimentos. O encontro contou com a participação do vice-prefeito Ricardo Faria, do diretor-geral do SSA Eduardo Penna, dos secretários Pedro Amaral (Governo) e Leonardo Petrus (Planejamento, Orçamento e Gestão).