Desde dezembro de 2025, o SUS Contagem tem avançado de forma significativa no acesso e na ampliação de procedimentos na área de cardiologia, fortalecendo o cuidado com a saúde da população. Nesta terça-feira (10/2), a prefeita de Contagem, Marília Campos, visitou o Hospital Santa Rita — responsável pelos atendimentos de alta complexidade — para acompanhar de perto os serviços prestados.
Durante a visita, a prefeita e a equipe da Secretaria de Saúde percorreram as instalações do hospital para dialogar com profissionais e verificar os resultados referentes à oferta de atendimentos cardiológicos. Na oportunidade, ela conversou também com alguns usuários. Entre eles, pacientes submetidos ao exame de cateterismo, troca valvar e angioplastia. “Nós agora temos um convênio com o Hospital Santa Rita para realizar atendimentos em hemodinâmica. No passado, todos os nossos pacientes eram encaminhados para Belo Horizonte e, muitas vezes, aguardavam meses na fila de espera, seja para o exame de cateterismo, seja para uma cirurgia cardíaca”, relembrou a prefeita Marília Campos.
Ela destacou ainda que o Hospital Santa Rita vem se estruturando para atender não apenas os pacientes que já estavam agendados, mas também aqueles que chegam em situação de urgência, encaminhados pelas UPAs, ampliando a capacidade de resposta do sistema de saúde do município.
De acordo com o secretário de Saúde, Fabrício Simões, os avanços são muitos e a expectativa é fortalecer ainda mais a linha de cuidado cardiológico. Para isso, somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram destinados recursos superiores a R$3 milhões para a ampliação e qualificação dos atendimentos na área.
“Essa parceria do SUS Contagem, com investimentos na área de cardiologia, representa um avanço importante e muda o patamar da saúde no município. Hoje, conseguimos oferecer um atendimento muito mais qualificado aos pacientes. Antes, muitos precisavam se deslocar para Belo Horizonte; agora, conseguem resolver seus problemas aqui mesmo. Somente para o mês de fevereiro, já temos mais de 40 procedimentos agendados”, informou.
O superintendente comercial do Hospital Santa Rita, Lauro Pinheiro, destacou a parceria com o município e o compromisso da unidade em atender a demanda crescente da população de Contagem. “Toda a equipe do hospital está muito animada com essa nova realidade. Esse convênio começou há pouco tempo, mas, a cada dia, os processos estão mais alinhados. O volume de pacientes tem aumentado, e a equipe médica está muito satisfeita com esse atendimento, que amplia de forma significativa a parceria que já temos com o município de Contagem”.
Entre os pacientes atendidos, o aposentado Pedro Paulo de Sousa, de 71 anos, relatou sua experiência. Ele já sofreu dois infartos e realizou nesta semana uma angioplastia, procedimento que consiste na desobstrução das artérias do coração. “Estou sendo muito bem tratado. A equipe é muito boa e esse processo de atender os pacientes aqui em Contagem é muito importante para nós. Só tenho a agradecer e parabenizar por isso”. Aguardando para iniciar o cateterismo, José Serafim, também estava satisfeito com a possibilidade de receber tratamento adequado . “Estou ansioso, mas confiante que vai dar tudo certo”, disse, em tom otimista.
CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos









