Para fortalecer, ampliar e avançar as políticas públicas para a juventude, além de promover a troca de experiências de gestão e a construção conjunta de programas, representantes de nove cidades participaram, na última terça-feira (19/8), do Fórum Metropolitano de Gestores de Juventude. Dessa vez, a reunião aconteceu na Estação Juventude, em Contagem, onde os participantes construíram estratégias que beneficiam a região como um todo. Atualmente, o Fórum conta com 13 municípios, com encontros bimestrais.
A ação faz parte da agenda do “Mês das Juventudes”, que também conta com eventos culturais e diversão para os jovens da cidade.
“Essa reunião foi um momento fundamental de trocas e ajustes de expectativas
e construções de iniciativas conjuntas entre as cidades.
Contagem tem se consolidado como uma grande referência em Minas Gerais
na gestão de juventudes. Sediar essa reunião é mais uma demonstração desse processo”,
Camilla Marques, secretária da Mulher e da Juventude
O coordenador de Juventudes de Nova Lima, Acelmo Assunção, também esteve presente e elogiou a oportunidade que o Fórum proporciona. “É um espaço muito importante de articulação entre os municípios. Hoje foi possível entender mais uma vez o quão rico está sendo esse compartilhamento de experiências e o pensamento em rede com todos os gestores. Estamos estourando as bolhas de cada município e pensando juntos em nossas políticas públicas. São realidades diferentes, cenários distintos, mas todos em construções para garantia de direitos de nossas juventudes”, disse.
Também satisfeita com a reunião, a gerente da Juventude de Ouro Branco, Carla Oliveira Moreno, disse que foi uma honra participar de um encontro de gestores e profissionais engajados na formulação e implementação de gestão voltadas aos jovens. “Este fórum, realizado em Contagem, constituiu-se em um espaço estratégico para a articulação interinstitucional, permitindo o início do debate acerca das diretrizes e práticas que orientam as ações voltadas ao desenvolvimento juvenil”.
Ainda de acordo com a gestora, durante a reunião, foi possível conhecer um pouco mais diversos projetos em andamento na área da juventude, proporcionando um panorama plural e enriquecedor das iniciativas regionais. “O intercâmbio de experiências e a discussão dos desafios e potencialidades revelaram-se fundamentais para o aprimoramento das práticas, consolidando um ambiente propício à cooperação e à inovação para os jovens”, completou.
Para o superintendente de Juventude de Betim, Fernando Ganso, “Contagem é referência na política de juventude, pela secretaria, pela Estação e, para nós, é fundamental para também termos norte e termos uma cidade parceira de tal tamanho”. “Estamos buscando ampliar o Fórum para ser esse espaço de acolhida, de recepção, mas também um espaço de construção coletiva, para avançar e compartilhar as conquistas”, contou.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!