Em um momento descontraído, aproximadamente 150 estudantes estiveram presentes à Estação Juventude para participar de formações de grupos de trabalho (GTs) com temáticas centrais que dialogam com as vivências da juventude. A ação aconteceu na última quarta-feira (20/8) e faz parte da programação do “Mês da Juventude”, em que a Prefeitura de Contagem está promovendo uma vasta programação com muita cultura e diversão para os jovens da cidade.
Durante o evento, foram abordados temas como “saúde mental e segurança”; “identidade e juventudes”; e “cidadania e meio ambiente”.
"Momentos como este são experiências de troca com as juventudes.
Os GTs não servem somente para que a gente traga pautas de discussão,
mas para que a gente ouça também como os direitos, deveres e anseios
das juventudes são percebidos por elas mesmas”,
Milton Leão, superintendente de Juventudes
Para Paloma Correia da Silva, 19, nada melhor do que eventos e oficinas como essas para ensinar os jovens desde cedo o que é ser cidadão. “A forma em que os temas foram abordados foi incrível. Teve seus momentos importantes, mas também os de descontração. Como graduanda de gestão pública, posso falar que esses assuntos são importantíssimos para os jovens estarem cientes de como funciona as políticas públicas. Mostrar aos jovens seus direitos e como funciona o poder público, mesmo que uma parte dele, é crucial para dar voz a eles, já que conhecimento é a chave para um mundo melhor”, alegou a moradora do Novo Boa Vista.
Na temática de meio ambiente, uma equipe do Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf) esteve no local para explicar um pouco sobre o assunto. Uma das participantes desse GT foi Maria Luiza Nascimento Lopes, 19. “No início, minhas expectativas estavam baixas, mas ao ouvir o pessoal do Cmauf, me surpreendi. Eu já gosto do assunto de botânica e afins, e aprendi coisas novas, principalmente por conta das explicações, que foram bem completas. O que mais gostei foi conhecer outras plantas, como, por exemplo, a planta comestível, além de entender como funciona a dissecação e alimentos ultraprocessados, e acompanhar o momento de interação dos colegas ao falarem sobre coisas que se identificavam nessa área”, disse.
A ação também contou com a participação da Superintendência de Políticas Públicas para a Infância e Adolescência, que auxiliou na criação e execução dos GTs, sobretudo na discussão dos direitos e identidades das juventudes
Programação Mês da Juventude
Para celebrar o Dia Internacional da Juventude (12/8), a Prefeitura de Contagem vem promovendo várias ações com o objetivo de colocar o jovem como protagonista e reconhecendo seu papel na sociedade. A data busca sensibilizar os desafios e oportunidades enfrentadas por eles, a fim de criar iniciativas para condições mais justas e inclusivas para esse público.
23/8 - Certificação dos alunos das oficinas da Estação Juventude
Horário: 14h às 17h
Local: Estação Juventude (av. João César de Oliveira, 174 – JK)
26/8 - Curso de Qualificação Profissional - fotografia
Prioritário para mulheres jovens (em alusão ao "Agosto Lilás”)
Datas: 26 agosto a 26 de setembro
Horário: terça à sexta-feita, das 18h às 20h
Local: Estação Juventude (av. João César de Oliveira, 174 – JK)
Vagas: 35
Inscrições por meio do link na bio do Instagram @juvcontagem ou pelo WhatsApp (31)3150-9016
Obs.: será fornecido Vale Social mediante a avaliação socioeconômica pela equipe da Estação Juventude.
31/8 - Excursão ao Concerto Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Local: Sala Minas Gerais (rua Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto / Belo Horizonte)
Horário: 11h às 12h.
Saída às 10h da Estação Juventude e retorno às 13h.
Obs.: transporte e lanche ofertado pela Estação.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos