Na última semana, servidores públicos municipais participaram de uma roda de conversa especial, no auditório do Centro Universitário UNA – Campus Contagem. Com o tema “Cuidados com a saúde mental”, o encontro foi mais uma ação formativa voltada aos profissionais que atuam na administração pública, reafirmando o compromisso da atual gestão com a promoção do bem-estar físico e emocional dos trabalhadores de Contagem.
Além de debater os principais desafios relacionados à saúde mental no ambiente de trabalho, o evento buscou promover um espaço de escuta e troca de experiências, contribuindo para a valorização e o cuidado com quem atua diariamente na construção de uma cidade mais justa e humana.
“Iniciativas como essa contribuem diretamente para a valorização dos servidores e para a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis, onde o cuidado com a saúde mental seja reconhecido como parte fundamental do desempenho profissional e da qualidade de vida”, ressaltou a diretora da Escola de Governo, Bruna Avelar.
A roda de conversa foi mediada pela psicóloga Eliane Pimenta, profissional com vasta experiência na área. Ela possui mestrado em Psicologia, além de especializações em Saúde Mental, Psicologia Forense, Psicopatologia e Psicodiagnóstico Infantil, além de uma sólida atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) e no ensino superior.
Para Eliane Pimenta, é essencial tratar a saúde mental como pauta prioritária dentro do serviço público. “Lidar com pessoas diariamente exige muito emocionalmente e, por isso, é essencial refletirmos sobre como cuidamos de nós mesmos e do ambiente em que estamos inseridos. Antes de sermos profissionais, somos pessoas, e isso precisa ser lembrado constantemente”.
Segundo a psicóloga, a saúde mental não é apenas ausência de sofrimento, mas também a capacidade de lidar com as adversidades da vida. “Por isso, essa pauta deve ser sempre tratada com relevância e ser prioridade nas discussões sobre bem-estar no trabalho”, afirmou.
Ana Lúcia Gregório, servidora do setor de transporte, destacou a importância do tema para além do ambiente profissional. “Decidi participar porque saúde mental é um tema que tem tudo a ver com o nosso dia a dia, no trabalho, nas amizades, na convivência com a família. A gente lida com muitas pressões e, às vezes, carrega dores antigas que afetam o emocional. Foi importante ouvir e refletir sobre isso no bate-papo, me fez lembrar de situações difíceis que já vivi”, contou.