A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que está acompanhando atentamente o aumento de casos de doenças diarreicas agudas e gastroenterites no município.
Como parte das ações de enfrentamento, já foram emitidos alertas às unidades básicas de Saúde (UBSs) e às unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para intensificação das notificações e coleta de amostras clínicas, fundamentais para identificar o agente causador do aumento dos casos.
Paralelamente à assistência médica, estão sendo executadas ações de vigilância sanitária e ambiental, como:
A Vigilância Epidemiológica também está realizando a investigação de possíveis surtos domiciliares, com coleta e envio de amostras para análises laboratoriais.
Essas medidas reforçam o compromisso da gestão municipal com a proteção da saúde pública e o bem-estar da população.
Orientações à população
Para prevenir a disseminação de doenças diarreicas, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda os seguintes cuidados:
Definição de diarreia: quando paciente apresentar, no mínimo, três episódios de diarreia aguda em 24 horas. Ou seja, diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações, quadro que pode ser acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal.
Higiene pessoal
Higiene alimentar
Cuidados com a água
Prevenção da transmissão
Em caso de sintomas como diarreia intensa; febre alta; presença de sangue ou muco nas fezes; e sinais de desidratação (boca seca, tontura, pouca urina), procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.