A Prefeitura de Contagem realizou, no último sábado (10/5), mais uma edição da Operação Sossego. A ação contou com a participação das equipes de fiscalização ambiental, de posturas e da Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar. Cinco estabelecimentos com histórico de irregularidades foram vistoriados. Entre as denúncias, estavam som alto e perturbação do sossego. Durante a operação, foram emitidos cinco autos de fiscalização, dois autos de embargo e uma notificação para retirada de duas máquinas de música. Um dos locais foi interditado.
A Operação Sossego tem como objetivo garantir o cumprimento da legislação e promover o bem-estar da população. As ações seguem ocorrendo de forma periódica em diferentes regiões da cidade.
De acordo com o superintendente de Fiscalização Ambiental, Eric Machado, a operação acontece aos fins de semana, e geralmente as demandas são repassadas pela Polícia Militar, pela própria população, por denúncias na ouvidoria, queixas da vizinhança ou investigações do Ministério Público. Eric explicou que os locais vistoriados já estavam no radar tanto da polícia quanto do município e o reforço das forças de segurança nessas ações tem sido cada vez mais comum, principalmente em endereços com histórico de desordem pública.
“Há locais em que a situação já é de conhecimento das equipes de fiscalização. Quando a Polícia Militar solicita apoio, atuamos em conjunto. Em muitos casos, a perturbação sonora é apenas um dos problemas, há também descumprimento de normas, tumultos e até obstrução de vias públicas, o que impacta diretamente a rotina dos moradores do entorno”, explicou Eric.
Durante a operação, a equipe também identificou equipamentos sonoros de grande porte, utilizados para a reprodução contínua de música e motivo de recorrentes reclamações por parte de moradores da região. Os responsáveis foram notificados e orientados a retirar os aparelhos dos estabelecimentos. Um dos locais foi interditado por descumprimento das normas municipais, mesmo após ter sido notificado anteriormente.
“Moradores desses locais sabem bem como é conviver com esse tipo de situação. A fiscalização atua de forma orientativa no primeiro momento, mas quando há reincidência, são aplicadas medidas mais rigorosas, como embargo e interdição. Nosso compromisso é com o direito ao sossego da população”, disse o superintendente.
Para finalizar, o tenente Delano, da Polícia Militar, avaliou positivamente os resultados da operação conjunta realizada no sábado. "A operação foi exitosa, pois conseguimos atuar de forma preventiva em pontos que apresentam recorrência de denúncias, especialmente relacionadas à perturbação do sossego. A presença integrada das forças de segurança e fiscalização foi fundamental para coibir irregularidades e evitar transtornos à comunidade", afirmou o tenente.