Para alcançar o público que não tem disponibilidade durante o horário comercial, a Secretaria de Saúde (SMS) de Contagem oferece atendimento em horário ampliado, atualmente, em 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pelas oito regiões da cidade.
O objetivo é proporcionar mais tempo e oportunidades para que a população possa utilizar os serviços de promoção e prevenção da saúde oferecidos pela rede de atenção primária, ou seja, nas unidades básicas de saúde, e contribuir para aliviar a pressão assistencial nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde muitos usuários buscavam atendimento para casos de baixa complexidade.
Em 2024, foram contabilizados 19.370 atendimentos durante o período de 17h às 19h, o que representa um aumento significativo em relação ao total de atendimentos nesse mesmo horário no ano de 2023, que registrou 2.774 atendimentos. Entretanto, de acordo com dados da SMS, deve-se considerar o aumento de sete UBSs com horário estendido durante o ano passado, o que também impactou no aumento do total de atendimentos realizados.
Para o secretário de Saúde Contagem, Fabrício Simões, essa medida é de extrema relevância para a população e também para o sistema de saúde. “Percebemos a necessidade da nossa população, por meio dos profissionais que estão diretamente nas UBSs. Diante disso, a nossa proposta é atender com qualidade todos os cidadãos e, para tanto, optamos por ampliar nosso atendimento em duas horas diárias e receber aqueles que não puderam comparecer durante o horário comercial”, justificou.
Durante o período adicional, as unidades de saúde ofertam os mesmos serviços, sendo: acolhimento e orientações administrativas, vacina, atendimentos agendados, curativos, eletrocardiograma, entre outros. Usuário do SUS, Cláudio Rocha trabalha em Belo Horizonte e não conseguia agendar suas consultas na Unidade Básica de Saúde (UBS), em função da sua jornada. Após a ampliação do horário, ele colocou suas consultas e o cartão de vacinação em dia. “Foi um grande ganho para mim, pois eu não conseguia ir ao posto para as consultas com o médico. Agora, já tomei até vacina”, comemorou.
A UBS Riacho foi a unidade com maior volume de atendimento entre 17h e 19h, no ano de 2024. Carolina Castro, diretora do Distrito Sanitário Riacho, afirmou que o número de usuários aumentou consideravelmente após a ampliação do horário de atendimento. “Esse aumento é muito significativo, pois é sinal que a população enxerga a UBS como referência e que confia nos serviços ofertados. Por isso, está tendo uma grande procura”.
Para a diretora, o foco maior é melhorar o acesso aos serviços, não só para as ações curativas, mas também para as ações de prevenção e promoção à saúde. Ampliar o acesso às pessoas que não conseguem buscar atendimento durante para o controle de hipertensão, da diabetes, uma consulta pré-natal, um exame citopatológico, um tratamento odontológico, tomar uma vacina ou levar o filho, segundo ela, é fundamental.
“Aquele atendimento no qual a pessoa se sentiu mal e, em vez de ir para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), consegue ir à UBS, próxima de casa, com aquele médico que já a conhece, tem todo o seu histórico, e toda a sua referência ali, isso é o diferencial!”, completou Castro.
O horário estendido trouxe muitos benefícios para a população. A expectativa da gestão é garantir a manutenção das 17 UBSs em horário estendido, conforme as diretrizes municipais.
“Nesse período, foi possível ampliar o acesso, ofertar ações de saúde em horários mais flexíveis para a população, como os horários noturno e de almoço, garantir maior resolutividade pela atenção primária e reduzir a fila de unidades de pronto atendimento”, enfatizou a diretora de Atenção Básica, Rejane Caborges.
Confira as UBSs com horário estendido:
· Distrito Eldorado
· Distrito Industrial
· Distrito Nacional
· Distrito Petrolândia
· Distrito Ressaca
· Distrito Riacho
· Distrito Sede
· Distrito Vargem das Flores