Na última semana, o Projeto de Ginástica de Trampolim abriu suas portas, no CSU Eldorado, para receber os conselheiros tutelares de Contagem. O objetivo foi proporcionar uma visão mais próxima do trabalho desenvolvido com os jovens do município, destacando a prática esportiva como um instrumento para o desenvolvimento físico, emocional e social dos participantes. Os conselheiros tiveram a oportunidade de vivenciar um dia como atletas, participando das dinâmicas do treinamento e interagindo diretamente com os jovens que fazem parte do projeto.
Durante a visita, os conselheiros puderam observar de perto a rotina de treinamento, fortalecendo a parceria entre esporte, comunidade e os órgãos de proteção aos jovens. A ação também foi marcada por momentos de troca entre os conselheiros e os alunos, reforçando a relevância de iniciativas esportivas como o Projeto Ginástica de Trampolim.
A secretária de Esportes e Lazer, Danielle Máximo, ressaltou o compromisso do município em promover ações que unem esporte e inclusão. “Nosso objetivo é utilizar o esporte como uma ponte para inclusão e transformação social. Iniciativas como o Projeto Ginástica de Trampolim mostram que é possível oferecer às nossas crianças e adolescentes oportunidades que vão muito além da prática esportiva, contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados para os desafios da vida”, afirmou.
A superintendente de Políticas Públicas para Infância e Adolescência, Célia Nahas, destacou a relevância do projeto como uma iniciativa que vai além do esporte, promovendo o acesso a direitos fundamentais e fortalecendo o desenvolvimento integral dos jovens de Contagem.
“É fundamental termos projetos de excelência como o do Trampolim, que ofereçam atendimento de qualidade para as crianças em diversas áreas, indo além da educação, do apoio ao aprendizado escolar e do fortalecimento das convivências familiares, que são o foco da assistência social. Precisamos ampliar o acesso a outros direitos, como o esporte, a cultura, o lazer, o meio ambiente, o brincar e a beleza”, ressaltou Nahas.
O projeto
A Prefeitura, em parceria com a Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem (AGTC), oferece aulas gratuitas de Ginástica de Trampolim para mais de mil jovens e crianças em toda a cidade. O projeto não apenas fomenta a prática esportiva, mas também promove o desenvolvimento pessoal e valores fundamentais como saúde, trabalho em equipe, dedicação, compromisso e coragem.
Atualmente, as atividades ocorrem em seis núcleos diferentes: Ginásio Poliesportivo Tropical, Educarte Lucas Braga, Escola Municipal Lígia Guimarães, CSU Eldorado e nos CEUs das Artes do Ressaca e de Nova Contagem. Além disso, o projeto recebe apoio da Belgo Bekaert Arames/ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.