Entre os dias 15 a 18 de outubro, na UNA Contagem, 35 conselheiros tutelares da cidade, além dos administrativos e dos componentes da Comissão de Apoio aos Conselhos Tutelares, participaram da capacitação para o uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA)
O SIPIA é um sistema de registro e tratamento de informações, com abrangência nacional, sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A plataforma é moderna e intuitiva, projetada para uso em computadores e dispositivos móveis. Ela permite que os conselheiros tutelares acessem e atualizem informações de qualquer lugar, otimizando a eficiência do trabalho.
As capacitações destacaram a importância de se familiarizar com o sistema, que oferece um registro mais ágil e preciso dos casos, melhorando a qualidade e a rapidez das ações de proteção, fortalecendo a proteção dos direitos das crianças e adolescentes de Contagem.
A capacitação foi ministrada pela Diretoria Estadual de Políticas para Crianças e Adolescentes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio dos coordenadores técnicos estaduais do SIPIA, em Minas Gerais, Mauro Rodrigues e Maria de Fátima Silva Prado. A organização foi do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Contagem, por meio da Comissão de Apoio aos Conselhos Tutelares e pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
“A capacitação foi um processo importante articulado com o objetivo de atualizar e capacitar os conselheiros tutelares para operacionalizar o sistema, vista à qualificação para o exercício de suas funções na utilização do SIPIA, visando ações conjuntas para a proteção da infância e adolescência. A implantação e o uso obrigatório do SIPIA será efetivado nos conselhos tutelares de Contagem ainda em 2024”, explicou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Contagem (CMDCAC), Jefferson Pereira Cancado de Araujo.