Na terça-feira (22/10), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro realizou uma ação voltada à conscientização do câncer de mama, contemplando a campanha Outubro Rosa. O evento reuniu mulheres, na Praça da Jabuticaba. A atividade começou com um momento de ginástica, para ressaltar os benefícios das atividades físicas na prevenção à doença. Logo após, ocorreu uma dinâmica no formato “verdadeiro ou falso” sobre mitos e verdades relacionados ao câncer de mama. Além disso, foram ministradas palestras com a enfermeira Thiara Caroline e com o médico regulador Rafael Casal, que abordaram principalmente a importância dos cuidados e da prevenção.
A gerente da UBS Centro, Thais Casaes, enalteceu a ação e a participação feminina. “A gente aproveitou a atividade de grupos como o CAD em Ação e o Contagem Ativa, que são majoritariamente de mulheres, para fazer essa ação do Outubro Rosa. As participantes tiraram muitas dúvidas e, com isso, a gente espera que as pessoas se conscientizem da importância do cuidado não só nessa época, mas durante todo o ano”, comentou.
Já a diretora do distrito Sede, Aparecida Santana, destacou que a ação é uma forma de compartilhar ainda mais conhecimento com as participantes. “Nosso objetivo é levar informações importantes até os cidadãos e, hoje, viemos trazer orientações e esclarecimentos sobre o cuidado com a saúde das mulheres. Foi muito interessante a participação de todas, principalmente, em relação às dúvidas, pois percebemos um impacto no conhecimento das participantes, que vão socializar as informações que tiveram aqui hoje”, reforçou.
Dora Mingote e Vanilde Lazarotti participaram ativamente do evento, se exercitando, tirando dúvidas e dialogando com os presentes. Ambas destacaram que os grupos CAD em Ação e Contagem Ativa, além de promoverem ações voltadas à promoção da saúde, também são importantes para suas vidas pessoais. “Eu estava deprimida e quase pré-diabética no pós-pandemia”, relatou Vanilde, que completou: “depois que comecei a participar dos encontros [do CAD em Ação e Contagem Ativa], voltei a sorrir. Minha vida física, mental, espiritual mudou demais e,hoje, sou mais bonita e mais feliz”.
Por fim, ela ainda mandou um recado para quem não tem o hábito do autocuidado. “A gente não tem que ter vergonha, tem que se olhar no espelho, se gostar e, se tiver dificuldade, procurar uma Unidade de Saúde”, concluiu.