O compromisso em desenvolver talentos e promover o esporte de alto rendimento no município, vem consolidando Contagem como um polo de excelência esportiva e expandindo sua influência no cenário sul-americano. O que pode ser comprovado pelo convite feito ao técnico do projeto de Ginástica de Trampolim da cidade, André Henrique Silva, para ministrar um curso da modalidade em Lima, no Peru.
O convite foi feito pela União Panamericana de Ginástica (UPAG) e teve como objetivo fortalecer, expandir e impulsionar a modalidade no país. Além de André, que ficou responsável pelas orientações teóricas, a atleta Ana Julia Mendes também participou, fazendo as demonstrações práticas.
Durante o curso, o técnico da equipe de Contagem compartilhou seu conhecimento e experiência com técnicos e atletas peruanos, abordando desde os fundamentos do trampolim até a execução de movimentos mais complexos. "Foi uma grande oportunidade para trocar aprendizados e contribuir com o desenvolvimento da modalidade. O trampolim ainda é relativamente novo no Peru, mas percebi que há um número significativo de treinadores já atuando ou interessados em iniciar seus trabalhos na área", afirmou André.
Representar Contagem nesse contexto foi motivo de orgulho para o treinador, que também enfrentou o desafio de ministrar o curso em espanhol. "No início, foi desafiador, mas, no final, recebi um retorno muito positivo dos treinadores, que, de imediato, estão aplicando os conteúdos em seus treinamentos", completou André, ressaltando o rápido impacto do curso.
Atleta da equipe de Contagem há oito anos, Ana Júlia Mendes foi convidada a participar demonstrando as técnicas e
movimentos ensinados por André Henrique durante o curso - Fotos: equipe de Ginástica de Trampolim de Contagem/PMC
A atleta Ana Julia Mendes, que foi convidada a participar das atividades práticas, demonstrou técnicas e movimentações, contribuindo para o aprendizado dos participantes. “Foi uma experiência única e divertida. Fiquei muito feliz em poder compartilhar o que aprendi em oito anos de treino, em Contagem, com outros atletas que iniciaram há pouco tempo. Fazer parte desse momento foi mágico”, afirmou Ana.
De acordo com a secretária de Esportes e Lazer, Danielle Máximo, a presença dos profissionais de Contagem demonstra a relevância do trabalho realizado na cidade e seu impacto além das fronteiras nacionais. “A participação dos nossos profissionais em eventos como esse reforça o papel de Contagem como um polo de excelência esportiva. É gratificante ver que o trabalho desenvolvido aqui está ganhando reconhecimento fora do Brasil, abrindo novas oportunidades e expandindo o impacto da nossa cidade no cenário esportivo sul-americano”, destacou.
O curso contou ainda com a participação da presidente do Comitê Técnico de Ginástica de Trampolim da UPAG, Margarita Zermeño, que abordou questões relacionadas à arbitragem, completando a formação técnica oferecida aos profissionais peruanos.