Na última semana, de 15 a 18 de outubro, mais de 4.000 crianças participaram da ação “Direito de Brincar”, promovida em comemoração à Semana da Criança. Diversas praças e parques da cidade foram ocupados pelos pequenos e seus familiares, que se divertiram com brincadeiras monitoradas e com brinquedos, como piscina de bolinhas, pula-pula, castelo, futebol de sabão e cama elástica. As atividades foram realizadas, de forma gratuita, pela Prefeitura de Contagem e desenvolvidas dentro do Programa “Mais Direitos Humanos”.
As crianças tiveram oportunidade de se divertir com atividades lúdicas de forma totalmente gratuita nas oito regiões da cidade - Fotos: Ronnie Von/PMC
A ação foi realizada nas oito regiões da cidade com o intuito de proporcionar momentos de alegria e descontração para a criançada, além de fortalecer os vínculos familiares e sociais. “Esse é um momento de consolidação de uma política pública para criança e para a infância na cidade, percebendo que o brincar é, sobretudo, um direito”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino.
Ainda de acordo com o secretário, “quando se pensa nessa perspectiva de ocupação do espaço urbano, Contagem também pensa no direito das crianças de brincar nesses locais, pois é por meio de brincadeiras que elas se socializam, que percebem o mundo e que se formam”, ressaltou.
Além das brincadeiras, as crianças também se deliciaram com pipoca e picolé, que ajudou a amenizar o calos - Fotos: Ronnie Von/PMC
A iniciativa também teve o objetivo de incentivar a ocupação dos espaços públicos pelos pequenos contagenses. “A ideia foi de proporcionar, durante o período do recesso escolar, atividades lúdicas e recreativas, que estimulam as crianças a utilizarem os brinquedos e brincadeiras que visem a socialização dos participantes”, explicou a superintendente de Proteção à Criança e Adolescente, Célia Carvalho Nahas.
Fabiana Silva, 42, levou a filha Olívia Silva, 7, para curtir o dia no Parque Fernão Dias e aprovou a iniciativa. “Acho interessante esse tipo de evento, uma vez que é um espaço que é bastante popular, democrático e gratuito. Ações como essa também tiram as crianças de casa, das telas, além de garantir essa interação entre elas", destacou.
A pequena Olívia não continha a ansiedade para aproveitar os brinquedos. “Fui no pula-pula e no brinquedo de escalar. Estou achando tudo muito legal”, disse com um sorriso no rosto.
Mais Direitos Humanos
O Programa “Mais Direitos Humanos” é uma iniciativa da Prefeitura de Contagem que visa promover o desenvolvimento integral de seus cidadãos. Por meio de diversas ações e projetos, o programa busca garantir o acesso a direitos básicos, fortalecer os vínculos familiares e sociais, além de promover a inclusão social.
Clique aqui e confira a galeria 1 - praça do Divino
Clique aqui e confira a galeria 2 - Parque Fernão Dias
Clique aqui e confira a galeria 3 - parque Gentil Diniz