11 JAN 2024
CONSELHO TUTELAR
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
SERVIÇO
Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Contagem são empossados

A manhã dessa quarta-feira (10/1) foi marcada pela cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Contagem (Cmdcac). Os 18 titulares empossados e seus suplentes da sociedade civil e do governo, assumem o mandato de dois anos (2024/2025) com objetivo de fortalecer o compromisso com a proteção e promoção dos direitos dessas crianças e adolescentes no município. O evento aconteceu no auditório do prédio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, no Eldorado, e contou com a apresentação musical do pianista Douglas Niso.

Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, a posse é um momento importante que marca o início de um trabalho árduo de pessoas que visam fortalecer a política da criança e adolescente em Contagem. “Tenho certeza que todos atuarão na colaboração para ajudar a formular políticas públicas e, sobretudo, a fiscalizar as ações governamentais”, enfatizou.

O Conselho tem a função de deliberar sobre a conveniência e oportunidade de implantação de programas e serviços a que se referem as políticas sociais básicas de educação, saúde, recreação, esporte, cultura, lazer, profissionalização, entre outras, para o atendimento às crianças e adolescentes de nosso município.

Também é essencial o desenvolvimento de políticas que assegurem o progresso físico, moral, mental, espiritual e social da criança e do adolescente, em condições de liberdade e dignidade, inclusive as articulações necessárias com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“A participação da sociedade civil, junto ao governo, é importante para pensar, controlar e deliberar esta política, que é essencial para desenvolvermos e para conseguirmos caminhar para frente e chegarmos no objetivo, que é o de um atendimento articulado e que cubra todo o sistema de garantia de direitos definidos na constituição”, disse a superintendente de Proteção à Criança e Adolescente, Célia Carvalho Nahas.

Um dos empossados e representante da sociedade civil é o presidente do Centro Social e Educacional Pequeno Príncipe, José William da Silva. "Vamos dar continuidade ao trabalho para que as políticas públicas possam ser formuladas e efetivadas em Contagem. A expectativa é grande sobre os novos conselheiros, principalmente pela, que é fundamental”, disse o contagense de 53 anos.

Também estiveram no evento o vereador Edgard Guedes; a subsecretária de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia, Cida Miranda; e a subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos.

O Conselho

O Cmdcac foi instituído pela Lei 2.090/90, sendo um órgão deliberativo, fiscalizador, consultivo e controlador da política pública de atendimento à criança e Adolescente do Município de Contagem. O conselho tem por finalidade garantir às crianças e jovens, com prioridade, a efetivação dos direitos à vida, saúde, educação, lazer, proteção no trabalho, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária, além de protegê-los de toda forma de discriminação, exploração, violência, crueldade, negligência e opressão, segundo art. 2º da Lei 5332/2023.

Confira a lista dos empossados:

Poder Executivo

Secretaria Municipal de Governo:

Flávio Henrique Gomes de Freitas (Titular)

Guilherme Henrique Couto Fernandes (Suplente)

Deborah Hofman Braccinni Bessa (Titular)

Genilton Rodrigues Cunha (Suplente)

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Guilherme de Paiva Azevedo Silva (Titular)

Secretaria Municipal de Fazenda

Emerson Ludgero Ribeiro (Titular)

Pedro Viana da Silva de Souza Marques (Suplente)