Foto: Isabela Melo/PMC

Neste domingo (1/10), das 8h às 17h, os contagenses voltaram às urnas. Dessa vez, para escolher os 35 conselheiros tutelares que vão defender os direitos de crianças e adolescentes no município nos próximos quatro anos. O processo se deu de forma tranquila e ordenada, nos 42 pontos de votação, graças ao planejamento e organização desenvolvidos pela Prefeitura de Contagem nos últimos quatro meses.

A cidade aderiu à utilização do sistema da Justiça Eleitoral e recorreu às urnas eletrônicas para reunir os votos dos eleitores. O que agilizou e deu confiabilidade ao processo, que contou com a participação de 25.498  eleitores, maiores de 16 anos, devidamente cadastrados até 31 de maio deste ano, e em dia com a Justiça Eleitoral.

A prefeita Marília Campos deu exemplo e deixou seu voto registrado. “Esta é a nossa chance de escolher, democraticamente, aqueles que irão zelar pelos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes de Contagem. Nós estamos construindo um futuro melhor para eles no município e os conselhos tutelares são fundamentais nesse processo”, afirmou.

Do transporte das urnas vindas do TRE, na sexta-feira (29/10) à tarde, armazenamento na  sede da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), distribuição do equipamento em cada uma das escolas participantes, até a eleição propriamente, no domingo (1/10), finalizando com a apuração dos votos, e a devolução das urnas ao TRE, o pleito ocorreu de forma segura e tranquila.

Trabalho conjunto entre várias secretarias possibilitou a realização da eleição de forma tranquila e ordenada - Foto 1 - Escolta das urnas e Foto  2 - Fim da apuração

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, que acompanhou o decorrer da votação de perto, agradeceu o trabalho e empenho de todos. “A ação em equipe contribuiu não só para fortalecer as políticas voltadas às crianças e adolescentes do município, por meio do Conselho Tutelar, mas também a atual administração, que se empenha todos os dias para tornar Contagem uma cidade mais justa, igualitária e inclusiva”, reforçou.

Organização

Para que o processo eleitoral ocorresse de forma ordenada e sem transtornos, a Prefeitura de Contagem, com o apoio da Justiça Eleitoral (313ª Zona), treinou os voluntários, selecionados entre os servidores, para atuarem nas seções eleitorais como mesários, fiscais e apoio.

Um Gabinete de Crise  foi criado para acompanhar a eleição e responder, com agilidade, possíveis intercorrências no dia da eleição. Fizeram parte representantes da Secretaria de Defesa Social (Seds) / Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil / Guarda Civil de Contagem; Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig); Tribunal Regional Eleitoral (TRE); secretarias de Administração (Sead), Governo (Segov), Saúde (SMS) / Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu),  Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) - à qual o Conselho Tutelar é ligado; Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem (Transcon); secretarias de Tecnologia da Informação (STI), Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar (SMDS); Procuradoria-Geral do Município (PGM); e a Secretaria de Comunicação (Secom).

O grupo, baseado no Centro Integrado de Comando e Controle Municipal (CICC-M), monitorou o andamento da eleição, em tempo real, pelas câmeras de videomonitoramento da cidade, bem como via grupos de WhatsApp, que integravam coordenadores, agentes da guarda e Transcon, secretários, entre outros.

Gabinete de crise atuou de forma integrada, monitorando todo o processo eleitoral. Fotos: Guarda Mara/PMC (1) e Guarda Allan/PMC (2)

Conforme explicou o superintendente do CICC-M, Osmar Enoque Mota Filho, por ser a liderança situacional nos eixos: escolta das urnas e segurança dos locais de votação, a Guarda Civil solicitou, via centro de comando, que os órgãos envolvidos na ação fossem convidados a compor o grupo. “O Gabinete de Crise integrou uma etapa do planejamento da Guarda Civil na operação Eleições Conselho Tutelar 2023. O objetivo foi analisar os possíveis problemas, definir as estratégias de ações e metas a serem adotadas para manter a normalidade das operações de forma integrada”, explicou.

A superintendente de Proteção à Criança e Adolescente, Célia Carvalho Nahas, agradeceu o empenho e dedicação de todos nos últimos meses. “Contagem conta com uma equipe competente e comprometida. O resultado foi uma eleição que transcorreu muito bem, sem filas e atrasos; apuração transparente e tranquila e resultado já divulgado. Nesse domingo, foram 19 horas seguidas de trabalho recompensador”.

Representante da Secretaria de Governo e Participação Popular, no Gabinete de Crise, Breno Gomes, destacou o envolvimento e comprometimento dos 14 órgãos da administração no processo. “Todo o trabalho desenvolvido, ao longo de quatro meses de preparação, resultou em sucesso. Contagem deu exemplo de planejamento e organização nessa eleição”.

Apoio do TRE

Foi a primeira vez que a Justiça Eleitoral apoiou o pleito comunitário com o empréstimo de urnas eletrônicas. Cada seção eleitoral contou com, pelo menos, uma mesa receptora de votos, onde ficou instalada a urna eletrônica. Os servidores habilitados durante o treinamento realizaram a identificação dos eleitores.

Clique aqui e confira os nomes dos 35 conselheiros eleitos. A lista será publicada, hoje (2/10), no Diário Oficial de Contagem.

Autor: Ana Paula Figueiredo