15 OUT 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Mais de 800 crianças participaram do primeiro dia do “Brincar é Direito”, nessa terça-feira (15/10)

Na manhã dessa terça-feira (15/10), o Parque Fernão Dias recebeu mais de 800 pessoas, entre crianças e seus familiares, para a ação “Brincar é Direito", que proporcionou ao público participarem de atividades e brincadeiras variadas, como piscina de bolinhas, pula-pula, castelo inflável, futebol de sabão e cama elástica. O “Brincar é Direito” é ofertado pela Prefeitura de Contagem, por meio do Programa “Mais Direitos Humanos”, durante a Semana das Crianças, que acontece até o dia 18 de outubro. Serão duas regiões da cidade por dia, oferecendo, gratuitamente, atividades lúdicas e recreativas para crianças de até 12 anos.

A ação é realizada em parques e praças com o intuito de incentivar a ocupação dos espaços públicos pelas crianças da cidade. “A ideia é proporcionar, durante este período do recesso escolar, atividades lúdicas e recreativas, que estimulem as crianças a utilizarem os brinquedos e as brincadeiras que visem a socialização dos participantes”, explicou a superintendente de Proteção à Criança e Adolescente, Célia Carvalho Nahas.

Muitas famílias chegaram cedo para aproveitar ao máximo as atividades, como a Fabiana Silva, 42, e sua filha Olívia Silva, 7. Ela, que é contagense, ficou feliz com a oportunidade de levar Olívia para brincar. “Acho interessante esse tipo de evento, uma vez que é um espaço que é bastante popular, democrático e gratuito. Ações como esta também tiram as crianças de casa, das telas, além de garantir essa interação entre elas", afirmou.

A pequena Olívia estava ansiosa para brincar. “Estou na fila do pula-pula e vou no brinquedo de escalar. Estou achando tudo muito legal. Vamos ficar aqui até o final”, disse com um sorriso no rosto.

A ação tem como objetivo principal garantir o direito ao brincar, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que é fundamental para o desenvolvimento integral da criança. A Prefeitura busca proporcionar momentos de alegria e descontração para a criançada, além de fortalecer os vínculos familiares e sociais.

O Parque Fernão Dias recebeu mais de 800 pessoas, entre crianças e seus familiares, para a ação “Brincar é Direito"   Fotos: Luci Sallum/PMC

“Brincar é Direito” - entrada gratuita

· Data: 16/10 (quarta-feira) - das 9h às 11h30 - parque Gentil Diniz - rua Maria do Carmo Diniz, 141 - Nossa Senhora do Carmo

· Data: 16/10 (quarta-feira) - das 14h às 16h30 - parque Tropical - rua Quarenta e Dois, 429-501 - Tropical