Teatro, grafiti, música, inglês, desenho, basquete são algumas das atividades ofertadas

Estão abertas as inscrições para participar das oficinas de formação, ofertadas pela Prefeitura de Contagem. Podem participar jovens entre 15 e 29 anos, moradores da cidade, e os interessados devem se inscrever de forma on-line pelo link https://linktr.ee/maisdireitoshumanos ou presencialmente nos locais das oficinas.  As atividades socioculturais, desenvolvidas no âmbito do Programa “Mais Direitos Humanos”, serão realizadas nas oito regiões administrativas da cidade, em praças, parques, espaços públicos e na sede da Estação Juventude. Confira, abaixo, a relação das oficinas disponíveis.

Para a superintendente de Políticas para a Juventude, Raquel Souza, as oficinas abrangem atividades psicossociais e culturais de inserção formativa, além de promover a ocupação de espaços públicos da cidade. “Estamos nesse ciclo de oficinas rodando a cidade com mais de 30 atividades, promovendo o direito de ocupação do território, de acesso à cultura e lazer para toda a juventude. De forma gratuita, conseguimos promover a cidadania não só aos jovens, mas para toda a família que está no entorno daquele indivíduo”.

Estação Juventude

O espaço, criado especialmente para os jovens, tem o propósito de receber mais de 400 pessoas por mês. Oferece ambientes variados que vão de estúdio de música a sala de computadores, distribuídos em mais de mil metros quadrados. Com um investimento de R$ 2,5 milhões em recursos do tesouro municipal, ao todo, o local possui cinco andares que apresentam uma estética decorativa jovem, com jogos e pufes coloridos.

Para utilizar os espaços e ferramentas da Estação JUV é preciso verificar a disponibilidade. Para isso, os interessados devem enviar mensagem no Instagram @juvcontagem, via direct.

As iniciativas integram o Programa “Mais Direitos Humanos”, promovido pela Prefeitura de Contagem, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com o Instituto Promover (Iphac).

Confira as oficinas ofertadas:

Estação Juventude - av. João César de Oliveira, 174, JK

• Forró - terça-feira e quinta-feira, das 18h às 20h
  • K-pop - quarta-feira e sexta-feira, das 14h às 16h
  • Charme - sexta-feira, das 18h às 20h
  • Inglês - terça-feira e quinta-feira, das 16h30 às 18h30
  • Teatro - terça-feira e quinta-feira, das 18h às 20h
  • Grafitti – sábado, das 14h às 16h

Regional Eldorado:

• Charme – terça, das 20h às 22h, E.M. Joaquim Teixeira Camargo (rua Nossa Sra. de Fátima - Água Branca)
  • Grafitti – segunda-feira, das 19:30 às 21:30, Boulevard Portugal (rua Portugal, 370 - Eldorado)
  • Grafitti – quarta-feira, das 20h às 22h, praça Sô Teco (rua Cardeal Arcoverde, 496-566 - Água Branca)
  • Violão – terça-feira, das 10h30 às 12h30 e das 12h30 às 14h30, E.E. Helena Guerra (rua Me. Mar. Fontanaresa, 271 – Eldorado)
  • Basquete – segunda e quarta-feira, das 12h30 às 14h30, E.E. Helena Guerra (rua Me. Mar. Fontanaresa, 271 – Eldorado)
  • Desenho e Artes Urbanas – sexta-feira, das 12:30 às 14:30, E.E. Helena Guerra (rua Me. Mar. Fontanaresa, 271 – Eldorado)

Obs.: As oficinas da E.E. Helena Guerra são exclusivas para os alunos da escola.

Regional Industrial:

• Grafitti – sexta-feira, das 17h30 às 19h30, na praça das Bandeiras, 208, Vila Bandeirantes

Regional Riacho:

• Grafitti- sábados, das 16h às 18h, praça Marília de Dirceu, Inconfidentes
  • Forró – quarta-feira, das 18h30 às 20h30, praça Marília de Dirceu, Inconfidentes
  • Basquete, quarta feira, das 14h às 16h, Funec Riacho (rua Rio Tietê, 211 - Riacho das Pedras)

Obs.: as oficinas da Funec são exclusivas para os alunos da escola.

Regional Vargem das Flores:

• Basquete - segunda e quarta-feira, das 20h às 22h, praça do Retiro (av. Retiro dos Imigrantes, Retiro)
  • Basquete - quarta das 16h às 18h e sextas 20h às 22h, CEU das Artes (rua VP 2, 2490 - Nova Contagem)
  • Ritmos e Jazz - quarta-feira, das 15h às 17h, CEU das Artes (rua VP 2, 2490 - Nova Contagem)

Regional Nacional:

• Ritmos e poesias - sexta-feira, das 20h às 22h, parque Amendoeiras (rua Turfa, 301 - Pedra Azul)

Regional Sede:

• Grafitti - terça-feira, das 19h às 22h, praça Tiradentes (próxima ao antigo Fórum – Centro)
  • Artes Marciais - segunda e quarta-feira, das 15h às 16h, Reciclar Perobas (av. Perimetral, 65 - Perobas 2)
  • Vôlei – sábados, das 10h às 11h, Escola Municipal Prof. Ricardo Braz (av. Perimetral, 220 - Perobas 2)
  • Futsal – sábados, das 10h às 11h, Escola Municipal Prof. Ricardo Braz (av. Perimetral, 220 - Perobas 2)
  • Basquete - segunda e quarta-feira, das 17h às 19h, Funec Centec (rua Bernardo Monteiro, 20 - Centro)

Obs.: as oficinas da Funec são exclusivas para os alunos da escola.

Regional Ressaca:

• Passinho - quarta-feira, das 18h às 20h, praça do Divino (av. João Gomes Cardoso, 2368 - Oitis, Contagem)
  • Batalha de rima - quarta-feira, das 20h às 22h, praça do Divino (av. João Gomes Cardoso, 2368 - Oitis)
  • Forró - sexta-feira, das 18:30 às 20:30, praça do Divino (av. João Gomes Cardoso, 2368 - Oitis)
  • Basquete - quarta e quinta-feira, das 19h às 21h, praça do Divino (av. João Gomes Cardoso, 2368 - Oitis)

Regional Petrolândia:

• Grafitti – sábados, das 13h30 às 15h30, praça Irmã Maria Paula (rua Refinaria Duque de Caxias, s/nº – Petrolândia)
Autor: Isabela Melo / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo