14 OUT 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Mães pela Liberdade: roda de conversa destaca o acolhimento e políticas públicas para a população LGBT+

O Núcleo de Referência LGBT+ e o coletivo Mães pela Liberdade realizaram na tarde da última sexta-feira (11/10), uma ação com o objetivo de proporcionar um espaço acolhedor de troca de experiências e fortalecimento do debate sobre a construção de vínculos saudáveis nas famílias diversas.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, destacou a relevância da família e da comunidade como fundamentos essenciais para o desenvolvimento da identidade e da subjetividade. Além de fomentar potencialidades, promover construções culturais e políticas e contribuir para a criação de uma cidade inclusiva para todos.

Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, as diversas famílias precisam ser acolhidas, respeitadas e compreendidas. “Assim como a sociedade é diversa, também são diversas as experiências de familiares, é importante proporcionarmos momentos de reflexão da realidade vivenciada pelas mães de filhas e filhos LGBTQIAPN+”.

A superintendente de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual, Stela Gomes, compreende que a ação foi um marco de celebração, acolhimento e fortalecimento da população LGBTQIAPN+ de Contagem. “Ao reunir mães, ativistas, integrantes da rede e pessoas LGBT+, o evento criou um ambiente seguro para a troca de experiências, destacando a diversidade das famílias em suas diferentes formas.”

A coordenadora do Eixo de Direitos Humanos e Políticas Públicas do Coletivo Mães pela Liberdade, Hedy, reiterou a importância do encontro para a efetivação de políticas públicas. “Somos convidadas a participar e marcamos presença. Acreditamos que é fundamental encontros como esse, que promovem o debate, não só para discutirmos as questões dos direitos fundamentais, mas principalmente para promovermos políticas públicas para a população LGBTQIAPN+”.

Agatha Cristina, mulher trans, destacou a relevância do acolhimento familiar. “Para mim a importância desse diálogo vai ao encontro da conscientização dos filhos, filhas, mães e pais. Podemos apresentar nossas dificuldades e também ajudar os familiares com respeito, para, juntos, irmos à luta por uma comunidade melhor, em busca de amor e afeto na família”.

Núcleo de Referência LGBT+

O núcleo é um local dedicado à promoção do acolhimento e ao desenvolvimento de ações afirmativas de cidadania para a população LGBTQIAPN+, para os indivíduos e famílias que tiveram seus direitos violados ou que encontraram barreiras de acesso a direitos e políticas públicas. No local, são ofertados os serviços de atendimento interdisciplinar, orientação, apoio e proteção para indivíduos e famílias que enfrentam violação de direitos em virtude da orientação sexual ou identidade de gênero, além de oficinas de acolhimento, realização de cursos profissionalizantes e promoção de eventos informativos e formativos sobre diversos temas relevantes para a população LGBTQIAPN+, como saúde, educação, mercado de trabalho e direitos humanos.

Serviço:

Núcleo de Referência LGBT+

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Endereço: av. José Faria da Rocha, 1016, térreo - Eldorado

E-mail: maisdireitoshumanos@contagem.mg.gov.br

Confira a galeria de fotos, clicando aqui.

Autor: Isabela Melo / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo