A Rede de Saúde de Contagem tem passado por uma grande reconstrução nos últimos três anos. Embora esse processo seja complexo e cheio de desafios, o município, com empenho da atual administração municipal, tem alcançado bons resultados. Aquisição de equipamentos tecnológicos, reformas e construções de unidades básicas de Saúde (UBSs), requalificação das unidades de Pronto Atendimento (UPAs), redução na fila de espera e ampliação do Hospital Municipal de Contagem (HMC), fazem parte dos avanços do SUS Contagem.
Na Atenção Primária, mais de 20 unidades básicas de Saúde (UBSs) passaram por intervenções. Entre as adequações realizadas estão pintura externa e interna; revisão das redes elétrica e hidráulica; troca da iluminação; implantação de estrutura de acessibilidade; ampliação dos espaços; substituição do telhado; assentamento de revestimento cerâmico; revitalização dos banheiros; entre outras.
Reformas, revitalizações e novas construções de unidades de saúde estão garantindo atendimento de qualidade na Atenção Primária - Fotos: Luci Sallum/PMC (1) e Janine Moraes (2 e 3)
Outras quatro unidades foram construídas e entregues à população, outras três receberam novas instalações e uma está em construção. Além das UBSs, três farmácias distritais (FDs) também receberam novas instalações. Tudo isso para garantir atendimento humanizado e mais conforto aos usuários e servidores.
Quem está gostando das novidades é a moradora da região Industrial, Sandra da Silva Ferreira. “Estamos vendo muitas coisas novas acontecerem. Nós ganhamos uma nova UPA e um posto de saúde novo. Estamos muito felizes”, contou.
Novo tempo para o CAE Iria Diniz
Os avanços na saúde vão além da Atenção Básica. A rede de Atenção Especializada também vem recebendo atenção especial. Neste ano, a Prefeitura alcançou uma grande vitória, ao se tornar proprietária do edifício onde funciona o Centro de Atenção Especializada (CAE) Iria Diniz. A aquisição do prédio foi possível após uma negociação de cerca de dois anos com a empresa Compax S/A, que tinha débito de R$10 milhões com a administração municipal. Desta maneira, a Prefeitura custeou R$ 9 milhões para compra do equipamento.
Investimentos fizeram do Iria Diniz referência em consultas, exames e tratamentos especializados na cidade - Fotos: Luci Sallum/PMC (1), Adelcio Ramos/PMC (2 e 3)
Com três andares, 39 consultórios, ultrassonografia, raio-X digital, eletroencefalograma, eletrocardiograma, audiometria, bloqueio neuromuscular, espirometria, serviço de reabilitação, pré-natal de alto risco e cirurgias ambulatoriais, o equipamento atende cerca de 12 mil usuários por mês.
Redução da fila de espera
Por falar em Atenção Especializada, outro ganho significativo está relacionado à redução da fila de espera das consultas especializadas, que alcançaram cerca de 61%, entre 2020 a 2024. Atualmente, são agendadas de 9 a 12 mil consultas mensais.
Nei Peixoto, morador da região Riacho, que recentemente realizou a cirurgia de catarata, avaliou como positivo a agilidade da fila de espera e qualidade do atendimento prestado. “Minha consulta saiu bem rápido. Passou pouco tempo e já saiu a avaliação na clínica terceirizada e os exames. Fiz a cirurgia de um olho, está correndo tudo bem, graças a Deus, e agora já foi feito o pedido para outra vista”, contou.
UPAs: reformas melhoram atendimento à população
Essenciais no atendimento de urgência e emergência à população de Contagem, as unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também vêm recebendo investimentos importantes nos últimos anos, com foco na requalificação da estrutura, modernização e capacitação contínua dos profissionais.
Em setembro de 2023, a UPA Industrial foi entregue à população, que reivindicava a unidade há anos. Com instalações modernas e equipe especializada, em pouco mais de seis meses de funcionamento, a UPA Industrial realizou mais de 30 mil atendimentos e se tornou referência nas especialidades de pediatria e ortopedia para todo o município.
A entrega mais recente, realizada na UPA JK, evidenciou o cuidado com a urgência e emergência, com a revitalização completa e climatização da recepção, a construção de quatro novos banheiros, três consultórios para atendimento on-line, dois consultórios de triagem e um novo acesso para veículos e pedestres.
Além da infraestrutura, as unidades também receberam investimentos em equipamentos de última geração que agilizam os exames e fornecem diagnósticos mais precisos - Fotos: Janine Moraes/PMC
A UPA Vargem das Flores, em Nova Contagem, também está sendo reformada, já estando em funcionamento a nova recepção, os quatro banheiros novos, os três consultórios de triagem e outros dois consultórios para atendimento on-line. A finalização de mais essa etapa nas UPAs melhora o atendimento e traz mais conforto aos usuários e profissionais.
Os trabalhos de requalificação avançam também na UPA Ressaca, incluindo a reforma da recepção, a instalação de uma nova fachada em material de alumínio composto (ACM) e uma cobertura de vidro, entre outras ações internas para revitalizar a unidade.
Outro destaque é a construção da nova UPA Petrolândia, na qual foram finalizados os serviços de contenção, drenagem e impermeabilização. Quando for finalizada, essa unidade vai substituir a que funciona hoje na região. A região Nacional também vai ganhar uma nova unidade, demanda antiga da população. Os trabalhos foram retomados após ser feita a contenção em uma parte do terreno que desmoronou ainda na gestão anterior. A previsão de entrega é no início do próximo ano.