Crianças de oito centros municipais de Educação Infantil (Cemeis) de Contagem participaram do Projeto “MiniChef”, que oferta oficinas culinárias desenvolvidas especialmente para elas. Realizado em parceria pela Secretaria de Educação e a Sepat Serviços de Alimentação, empresa responsável pelo fornecimento da merenda escolar, o projeto reforça a proposta da Prefeitura em proporcionar uma alimentação saudável, abordando as regras da alimentação escolar estabelecidas pelo Plano Nacional de Alimentação Escola (Pnae), de forma recreativa e lúdica.
O projeto foi idealizado por um chef de cozinha e uma nutricionista, da empresa Sepat. O chef Marcos Gomes explicou como funcionou a dinâmica da oficina. “Durante a oficina culinária, nós contamos a história da mascote da Sepat, a Serena. A partir daí montamos um sanduíche natural, mostrando as coisas que não são saudáveis, levando as crianças a associarem o alimento natural e saudável, à história que é contada”.
A história mostra Serena chegando em casa com fome e pedindo para comer biscoito. A mãe está preparando verduras e legumes e fala que o biscoito não é o ideal, que é melhor uma alimentação mais saudável. No fim, Serena diz que prefere um sanduíche com pão, frango, cenoura, alface e tomate, que é a merenda preparada pelas crianças.
Após ouvirem a história, os pequenos chefs preparam o lanche que é servido e degustado por todos do Cemei - Foto: equipe Seduc/PMC
Na sequência, devidamente caracterizados como chefs de cozinha, as crianças preparam os sanduíches servidos a todos do Cemei. Tudo preparado com muita alegria, entusiasmo e curiosidade.
Norma Aquino, diretora do Cemei Décio Camargos, uma das unidades a receber o projeto, ressaltou o impacto da prática para as crianças. “Uma experiência fantástica. Tudo que puderem vivenciar do mundo real é bacana. As crianças são despojadas, tem muita curiosidade. O fato de terem vivenciado a experiência como MiniChefs foi bem legal”.
“Temos tido experiências incríveis. Uma criança tinha certa dificuldade na escola, segundo a diretora, ela não comia nada na escola. Depois da história ela pediu e comeu tudo, queria um lanche igual ao da Serena”, destacou o chef Marcos.
A diretora de Alimentação Escolar da Seduc, Andréia Cecília Braga, ressaltou que “esse tipo de atividade representa uma importante ferramenta educativa para a construção de hábitos alimentares saudáveis na infância, à medida em que desperta nas crianças o interesse pelos alimentos”.
O Projeto “MiniChef” aconteceu nos Cemeis Conjunto Água Branca, Vereador João Evangelista Fernandes, Décio Camargos, Sagrado Coração, Arvoredo, Darcy Ribeiro, Estrela Dalva e Maria do Perpétuo Socorro Madureira Nascimento.