Em comemoração ao mês de aniversário de Contagem e aos 115 anos da Estação Bernardo Monteiro, importante patrimônio cultural da cidade, a Secretaria de Educação (Seduc) recebe a exposição “Estação Revelada". A mostra foi produzida pela Estação das Artes em parceria com o Núcleo de Comunicação e Cultura da Seduc, Viaduto das Artes e Secretaria de Cultura (Secult).
A exposição é resultado de um trabalho coletivo de fotografia realizado na Estação Bernardo Monteiro, que resgatou, por meio de um processo artesanal, a produção fotográfica chamada “Pinhole”, trazendo um olhar nostálgico e afetuoso sobre o local. Seu objetivo é compor o calendário de exposições do projeto “Galeria Seduc” e promover a Estação das Artes para o público da rede municipal de educação, em sintonia com as comemorações do 114º aniversário da cidade.
Conheça a Estação das Artes
Localizada na estação Bernardo Monteiro, a Estação das Artes é um espaço cultural e comunitário localizado em Contagem, que ocupa um edifício histórico de grande importância para a cidade. Originalmente uma estação ferroviária, teve papel essencial no crescimento populacional e industrial do município, sendo hoje um ponto de memória, afeto e resistência cultural.
O espaço é dedicado à promoção da arte, da economia criativa e da valorização dos artistas e empreendedores locais, abrigando oficinas, exposições, feiras e eventos comunitários que aproximam a população da produção artística contemporânea.
A Estação das Artes está aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábado das 9h às 15h. Ela fica localizada na rua Desembargador Luciano Souza Lima, 1.250, bairro Bela Vista.
O que é o Pinhole?
Pinhole é um processo alternativo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. Sua câmera artesanal pode ser construída facilmente utilizando materiais simples e recicláveis como caixas de papelão, latas e/ou outros recipientes fechados, onde é colocado o papel fotográfico para captura da imagem. O nome em inglês Pinhole ou Pin-Hole pode ser traduzido como “buraco de agulha” por onde entra a luz para sensibilizar o papel. É uma câmera fotográfica que não possui lentes, tendo apenas um pequeno furo (de agulha) que funciona para a entrada de luz e também como diafragma fixo no lugar de uma lente.
Serviço
Exposição Estação Revelada: mostra resultado da oficina de Pinhole nas Estação das Artes
Data: de 7 a 11 de agosto
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: hall da Seduc - rua Coimbra, 100, Santa Cruz Industrial