Nesta sexta-feira (17/5), às 19h, na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, o autor Marcelo Baiotto lançará o livro “Letreiros luminosos para cantos de escuridão”. A obra, contemplada pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fmic), é uma coletânea de contos reunidos pelo autor ao longo de mais de uma década que, como o título sugere, tem o objetivo de mostrar a relação pessoal do escritor com a leitura, que acredita que a escrita tem o poder de iluminar pequenos espaços ao redor.
“Letreiros luminosos para cantos de escuridão” é composto por um conjunto de histórias e personagens que, de certa forma, se complementam com os enredos das histórias. Marcelo Baiotto citou como referência para o seu trabalho o realismo fantástico, o mistério e o terror, características inspiradas pela obra do escritor mineiro Murilo Rubião.
Segundo o autor, os contos apresentam narrativas cotidianas, com personagens rodeados por dilemas e anseios básicos da vida. “Metaforicamente, remeto à ideia de um pêndulo que revela o jogo do claro e escuro como nos letreiros e ainda lanço mão do trocadilho dos significados da palavra canto: tanto como um lugar quanto no sentido de entoar uma canção”, explicou o autor.
Sobre o autor
Marcelo Baiotto é formado em artes plásticas e pós-graduado em Ensino e Pesquisa em Arte e Cultura pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Atualmente atua como produtor cultural e é o idealizador e realizador dos festivais Letrania – Festival Nacional de poesia e Festival Nacional MoveMundo de Cinema e Vídeo.
Serviço - Lançamento do livro “Letreiros luminosos para cantos de escuridão”
Data: 17 de maio de 2024 - sexta-feira
Horário: 19h
Local: Casa da Cultura Nair Mendes Moreira (praça Vereador Josias Belém, 01 - Sede)