A Prefeitura de Contagem realiza o I Fórum de Pontos de Cultura de Contagem - Cultura Viva, com o objetivo de compor a comissão para instituir o Comitê de Certificação da Política Nacional Cultura Viva no município. O fórum acontece no próximo dia 13 de novembro, a partir das 18h30, no auditório da Prefeitura (praça Tancredo Neves, 200 - Camilo Alves). O evento é voltado para artistas, gestores, produtores e demais agentes culturais. Para participar, não é necessário fazer inscrição.
O fórum, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, será um espaço dinâmico e estratégico para unir forças, compartilhar ideias e planejar, de forma coletiva, as diretrizes para a certificação dos novos pontos de cultura no município de Contagem. Na ocasião, serão explorados os caminhos das políticas Nacional e Municipal Cultura Viva, debatendo iniciativas e estabelecendo metas.
“Esse é o primeiro momento de diálogo no qual reuniremos essa rede de pontos de cultura de Contagem e os possíveis novos pontos, para que possamos entender melhor como trabalharemos a Política Nacional Cultura Viva no nosso município. A principal proposta dessa iniciativa é que os nossos agentes culturais trabalhem em rede, de forma colaborativa, um ajudando o outro”, destacou a superintendente de Políticas Culturais, Aniele Leão.
A formação de uma comissão e a instituição de um comitê que avaliará as propostas de certificação são uma exigência do Ministério da Cultura, prevista na Política Nacional Cultura Viva. Atualmente Contagem conta com 14 pontos de cultura e o objetivo é que esse número suba para 60 pontos certificados.
Pontos e pontões de cultura
Para terem acesso à Política Municipal Cultura Viva de Contagem, os pontos e pontões de cultura devem ser certificados como tal pela Secretaria Municipal de Cultura ou pelos órgãos gestores das políticas Estadual e Federal Cultura Viva. Neste sentido, os pontos de cultura são reconhecidos como entidades ou grupos culturais sediados em Contagem há pelo menos um ano e com atuação cultural comprovada, que desenvolvam atividades de forma contínua nas comunidades onde estão inseridos.
Por outro lado, em uma perspectiva mais ampla, os pontões de cultura precisam apresentar todos os requisitos solicitados para a classificação dos pontos de cultura, com o acréscimo de desenvolver atividades culturais contínuas em uma rede que contemple três ou mais pontos de cultura.
Para mais informações ligue 31 3353-5357 ou envie e-mail para culturaviva@contagem.mg.gov.br.