Símbolo da resistência negra e da valorização dessa cultura, a banda Olodum será a atração principal da 6ª edição da Feira Mercado Afro Contagem e promete sacudir Contagem, no sábado, às 20h30. O evento, que marca o Dia da Consciência Negra, celebra e valoriza a riqueza da cultura afro-brasileira, demonstrando a sua importância para a sociedade. Com o tema "Saberes e Sabores Tradicionais de Contagem”, a feira acontece no próximo final de semana (23 e 24/11), no Sambódromo, localizado no bairro Eldorado, e deve receber milhares de pessoas.
A Feira Mercado Afro Contagem visa fortalecer o afro empreendedorismo no município, por meio da comercialização de produtos que valorizam a cultura negra, além de promover a identidade cultural do povo negro da cidade, reafirmando sua beleza, seus talentos e sua força ancestral. A feira oferece uma experiência completa, valorizando a estética, o empoderamento e a ancestralidade da cultura afro.
A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, afirmou que a feira apresenta para a cidade, arte, cultura e tradição, possibilitando geração de renda, transversalidade de saberes e o encontro entre as pessoas. “A feira é uma celebração da força, beleza e resistência da população negra, maioria na nossa cidade, e que ainda luta para conquistar sua liberdade e cidadania plena”.
Para a secretária, inserir a feira no calendário da cidade, reafirma o compromisso do poder público municipal com uma Contagem mais democrática e antirracista. “É pelo conhecimento e proximidade que aprendemos a importância do respeito às diferenças e temos a oportunidade de compreender que a superação do racismo é uma responsabilidade de todos e todas”, destacou.
O evento promete encantar o público de todas as idades com uma programação cheia de arte, gastronomia, artesanato e muita música. Além do show da banda Olodum, o público também terá a oportunidade de prestigiar o show da Banda Black Soul, dos representantes de comunidades tradicionais e do movimento Hip Hop contagense. Produtos como moda afro, acessórios, produtos de beleza, artesanato e pratos típicos da culinária afro-brasileira serão expostos e serão comercializados. Haverá, também, um estande onde o público poderá fazer doações de leite (caixinha) que serão encaminhadas ao Banco de Alimentos e este distribuirá a instituições sociais.
De acordo com a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro, ao promover esses eventos, a Prefeitura dá visibilidade à população negra da nossa cidade. “A feira também tem a proposta de dar destaque e protagonismo aos afroempreendedores do município e da região metropolitana, promovendo o intercâmbio e troca de saberes entre eles, o que possibilita a participação em outros eventos e amplia oportunidades de comercialização”.
A primeira edição do evento ocorreu em novembro de 2021, em parceria com a Economia Solidária, buscando captar empreendedores de Contagem e da região metropolitana por meio de editais. A Feira é promovida pela Prefeitura de Contagem, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, em parceria com as secretarias de Direitos Humanos e Cidadania e de Cultura.
Olodum: A batida que celebra a cultura afro-brasileira
Fundado em 1979, no coração do Pelourinho, em Salvador/BA, o grupo é conhecido mundialmente por seu samba-reggae vibrante e por suas mensagens de inclusão, igualdade e respeito às raízes africanas. Reconhecido como organização não governamental, o grupo explora as raízes afro-brasileiras em suas músicas e ações sociais. Desde seu primeiro LP, "Egito Madagascar" (1987), com o hit "Faraó, Divindade do Egito", o Olodum conquistou o Brasil e o mundo.
Responsável por sucessos como “Requebra”, “Vem meu amor”, “Madagascar Olodum”, “Rosa”, “Nossa Gente” e muitos outros, o Olodum transcende fronteiras, com suas cores verde, amarelo, vermelho e preto, mostrando a força e a batida de seus tambores, em espetáculos contagiantes, que não apenas embalam multidões, mas também contam histórias e reivindicam direitos.
Confira a programação da 6ª Feira Mercado Afro
Local: Sambódromo - rua João Gomes Cardoso, 744 - Eldorado - Contagem
23/11 - sábado
15h - Início da feira - apresentação dos Filhos de Zambi – Comunidade dos Arturos
16h30 - Roda de Capoeira - Associação de Capoeira Sócio Cultural Unidos de Minas
18h30 - Show com Banda Black Soul
20h30 - Show com Olodum
22h30 - Encerramento
24/11 - domingo
9h - Abertura da Feira
9h30 - Apresentação da Guarda Feminina de Congo dos Ciriacos
11h - Show “Voz Preta, Pele Preta”, com Miss Black
11h30 - Roda de Samba
14h30 - Encerramento