Dando continuidade às atividades da programação do “Novembro Negro”, a Prefeitura de Contagem promove, durante a semana, diversos eventos em várias regiões da cidade, como rodas de conversas, seminários, entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares e a Feira do Mercado Afro. As ações visam a reflexão e a conscientização à resistência ao racismo e são uma homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Toda a programação é gratuita.
Os eventos também promovem uma reflexão sobre a inserção da população negra na sociedade brasileira, a contribuição do povo africano na formação cultural, social e econômica do Brasil e a relevância das políticas públicas municipais no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial. O Dia Nacional da Consciência Negra é feriado nacional e foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares.
Consciência negra e enfrentamento ao racismo
A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e os Agentes de Pastoral Negros – APNs promoveram, na última semana, uma roda de conversa sobre a herança africana no Brasil, na Casa Comboniana Justiça e Paz, em Nova Contagem. Durante o encontro, que reuniu lideranças locais e das atividades pastorais sociais, foi discutido o significado dessa herança para o fortalecimento da história, identidade e contribuição do povo negro no Brasil, bem como sobre a necessidade permanente de enfrentamento ao racismo por meio da organização política da comunidade negra e das políticas públicas de promoção da igualdade racial.
De acordo com uma das integrantes da APN, Adriana Ferreira, 49, é importante conhecer o nosso “ontem”, ter consciência de quem somos e de onde viemos. “Também é necessário conhecer nossas raízes, nossas riquezas, nossa cultura, costumes e religião. Falar de consciência negra é entender onde está nossa pertença, reconhecer que todas as conquistas e ações afirmativas são consequências da luta desse próprio povo onde muitos perderam a vida pela causa. Quando se tem consciência da história, se tem respeito, se tem orgulho”, disse a moradora do bairro Retiro.
O mediador da roda de conversa e superintendente de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, João Carlos Pio, destaca que o evento foi uma oportunidade para apresentar as políticas de igualdade racial existentes no município de Contagem e mostrar a importância delas para o enfrentamento da desigualdade racial na cidade.
Feira Mercado Afro Contagem
Com o tema "Saberes e Sabores Tradicionais de Contagem”, a 6ª edição da Feira Mercado Afro Contagem acontece no próximo final de semana (23 e 24/11), no Sambódromo, localizado no bairro Eldorado, dentro das comemorações do Novembro Negro, e deve receber milhares de pessoas. A ação, que marca o Dia da Consciência Negra, celebra e valoriza a riqueza da cultura afro-brasileira, demonstrando a sua importância para a sociedade. Símbolo da resistência negra e da valorização dessa cultura, a banda Olodum promete sacudir Contagem, no sábado, às 20h30, como atração principal da feira.
Confira a programa desta semana:
19/11 – terça-feira
8h - Projeto construindo uma escola e sociedade antirracista - Roda de conversa: Africanidades e meio ambiente - Parque Ecológico do Eldorado (rua Paineiras, 753 - Eldorado)
20/11 – quarta-feira
10h - Dia Nacional da Consciência Negra e entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares - Tenda da Prefeitura (praça Presidente Tancredo Neves, 200 - Camilo Alves).
21/11 – quinta-feira
9h - Roda de Conversa: Enfrentamento ao Racismo, ações afirmativas e políticas públicas - Cras Industrial (rua Marquês do Paraná, 95 - Industrial)
22/11 – sexta-feira
18h - Seminário “Arturos, 10 anos de registro” - Comunidade Quilombola dos Arturos – Rua da Capelinha, 50, Jardim Vera Cruz.
19h - Inauguração do Espaço Cultural Natan Celestino – Sindute Contagem – Rua Rodrigues Alves 223, JK.
19h30 - Mulheres em movimento: histórias e diálogos com as pretas - praça Nossa Senhora de Fátima - Jardim Industrial
23/11 - sábado
9h - Seminário “Arturos, 10 anos de registro” - Comunidade Quilombola dos Arturos – Rua da Capelinha, 50, Jardim Vera Cruz. 15h às 00h - Feira do Mercado Afro - Sambódromo (rua João Gomes Cardoso, 744 - Eldorado)
24/11 - domingo
9h às14h – Feira do Mercado Afro - Sambódromo (rua João Gomes Cardoso, 744 - Eldorado)
10h - Celebração “De Zumbi a Arthur” - Comunidade Quilombola dos Arturos (rua da Capelinha, 50 - Jardim Vera Cruz)