08 MAI 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL RIACHO
SERVIÇO
Programa “Asfalto Novo” atende pedidos dos moradores e se estende por mais ruas da cidade
Fotos: equipe Semobs

Maior programa de revitalização de vias dos últimos 40 anos em Contagem, o “Asfalto Novo” não para de avançar por toda a cidade. A nova etapa iniciou em ritmo acelerado e já se estendeu por mais oito ruas em seis regiões diferentes, melhorando a mobilidade e a segurança no trânsito para motoristas e pedestres que circulam pelos bairros do município diariamente.

A Ressaca será contemplada com a requalificação asfáltica de 54 vias nesta etapa. Dessas, seis ruas já estão sendo atendidas com as intervenções, considerando o início dos trabalhos na rua Democracia, bairro Kennedy; e a rua Cerejeira, no Jardim Laguna, ocorrido desde a semana passada. Esta região jamais teve um investimento tão elevado em pavimentação como agora.

“Depois de anos e anos, essas melhorias
chegaram em nossa rua e são muito bem-vindas.
Tudo está ficando do jeito que a gente queria

Silvania Melo, moradora da rua R

O Nacional também está recebendo uma transformação histórica em mobilidade, com 60 vias sendo revitalizadas dentro do programa. As ruas Verbo Divino, no bairro Chácaras Cotia; Monsenhor Guedes, no Tijuca; e Piatã, no São Mateus; estão em execução. Com elas, dez vias deste novo pacote de obras já contaram com a troca do pavimento.

No Petrolândia os trabalhos se concentram na avenida Tropical, que será totalmente revitalizada (3 km) e na rua Petróleo. Naquele território, serão 13 vias atendidas. Em Vargem das Flores, onde foram listadas 14 ruas nesta etapa, uma via de grande importância para a região também está em obras atualmente: a rua Retiro das Esmeraldas, que corta o bairro Retiro e que tem 1,8 km de extensão.

Na região Riacho, a rua R, no bairro Jardim Vera Cruz, foi contemplada recentemente e agora chegou a vez da rua Geremias Alves, no Durval de Barros. Antes, a rua Rio Hudson, Novo Riacho, e a avenida Coronel Jove Soares Nogueira, no Inconfidentes, foram requalificadas. Nesta região, também está prevista a renovação do asfalto em 14 vias.

“Depois de anos e anos, essas melhorias chegaram em nossa rua e são muito bem-vindas. Tudo está ficando do jeito que a gente queria. Que o trabalho continue por mais locais da nossa região”, comemorou Silvania Melo, moradora da rua R.

A sexta região de Contagem, que também já conta com os trabalhos desta nova etapa em ritmo acelerado, é o Industrial, com frentes de obras iniciadas na rua Dr. Olegário Ribeiro, no bairro Industrial. Esta via encontra-se com a Cel. Vicente Ferreira Carneiro, também revitalizada. Estão listadas 17 ruas e avenidas a serem recapeadas nos próximos meses. Em breve, as regiões Eldorado e Sede também serão atendidas.

Além do asfalto novo com espessura de 6 cm, as vias contempladas contam também com obras complementares de drenagem superficial, sarjetas e meios-fios, além de sinalização horizontal e vertical e, quando necessário, adequações de trânsito por meio de implantação de quebra-molas, ciclofaixas, entre outras alterações e instalações.

Considerando as etapas anteriores já realizadas, a Prefeitura de Contagem está melhorando as condições de 351 ruas só dentro do Programa “Asfalto Novo”. Além dessas, outras 77 vias foram revitalizadas de 2021 até aqui, totalizando 303,5 km, o que corresponde a 17% de toda a malha viária asfaltada do município (1.800 km).

*Colaboração da jornalista Laura Adler

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Edição: João Cavalcanti