08 MAI 2024
REGIONAL RESSACA
SERVIÇO
Central de Hidratação Ressaca encerra atividades e passa a ser apoio à UPA Ressaca durante reforma
Foto: Janine Moraes/PMC
Troca da utilização se deu diante da queda do número de casos suspeitos e a localização vai auxiliar nos atendimentos à UPA

O número de casos suspeitos de dengue e outras arboviroses continuam em queda, o que pode ser confirmado, diariamente, na rede de saúde pública de Contagem. Diante disso, a Central de Hidratação Ressaca encerrou suas atividades nessa segunda-feira (6/5), após cumprir bem o seu papel no acolhimento das pessoas que buscavam atendimento na unidade com sintomas dessas doenças.

O recuo da dengue representa um alívio, diante de um cenário difícil enfrentado na epidemia, que se instaurou em todo o país em 2024, com índices de contaminação bem acima da média registrados, principalmente, nos meses de fevereiro e março. Instalada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ressaca, que atende também a regional Nacional, a Central de Hidratação acolheu 3.909 pacientes com suspeita de dengue e outras arboviroses, uma média de 78 atendimentos por dia.

“Os números mostram a importância que a
Central de Hidratação Ressaca representou
para a população das regiões Ressaca e Nacional,
pois a acolhida às pessoas que buscam
as unidades de saúde em situação
mais delicada sempre será prioridade

Beatriz Palhares, superintendente das UPAs

Para a superintendente das UPAs, Beatriz Palhares, todo esforço feito em prol do atendimento às pessoas foi válido. “Os números mostram a importância que a Central de Hidratação Ressaca representou para a população das regiões Ressaca e Nacional, pois a acolhida às pessoas que buscam as unidades de saúde em situação mais delicada sempre será prioridade. O encerramento das atividades significa, também, que estamos vencendo aquele cenário difícil da epidemia de arboviroses”, reforçou.

Com uma estrutura adequada para receber até 120 pacientes por dia, a unidade chegou a registrar um pico de 102 em 25/3, no ponto mais alto da epidemia na cidade. Isso demonstra a importância da Central de Hidratação no enfrentamento da dengue e demais arboviroses, pois sem ela a UPA Ressaca teria que acolher todos esses pacientes, o que aumentaria o tempo de espera para todos, independente dos motivos que os fizeram buscar atendimento na unidade.

Segundo a gerente da UPA Ressaca, Kelly Fortini, a Central de Hidratação proporcionou, também, mais conforto para pacientes e profissionais da saúde. “Ao disponibilizar essa estrutura para o atendimento às pessoas com suspeita de dengue e outras arboviroses, foi possível reduzir a espera por atendimento na recepção da UPA, o que foi bom para quem buscava atendimento na unidade e para as equipes médicas que atuam diariamente aqui”, explicou.

A Central de Hidratação acolheu 3.909 pacientes com suspeita de dengue e outras arboviroses, uma média de 78 atendimentos por dia. Devido à baixa procura, agora será um apoio à UPA Ressaca durante reforma da unidade
Fotos: Janine Moraes/PMC

Apoio durante a reforma da UPA

A boa estrutura utilizada para o funcionamento da Central de Hidratação Ressaca ganhará uma nova função nos próximos dias. Montada estrategicamente em frente à unidade, será utilizada como apoio para o acolhimento e atendimento aos pacientes durante a reforma da recepção da UPA Ressaca, oferecendo conforto para as pessoas e possibilitando acelerar os trabalhos de requalificação.

Tudo isso reafirma o compromisso da gestão municipal com as melhorias contínuas em prol da saúde e bem-estar da população de Contagem. Os resultados dos investimentos em saúde se tornam cada vez mais visíveis e quem ganha com a ampliação do acesso e qualificação dos serviços prestados é o morador da cidade.

Foto (anexa): Arquivo UPA Ressaca

Autor: jornalista Etiene Egg / Edição: João Cavalcanti