01 MAI 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
GABINETE DA PREFEITA
Contagem reúne fiéis na Missa do Trabalhador e da Trabalhadora neste 1° de maio
A tradicional Missa do Trabalhador e da Trabalhadora celebrada em Contagem nesta quarta-feira, feriado de 1° de maio, reuniu centenas de pessoas na Praça da Cemig.

De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, esta foi a 48ª celebração eucarística, no Dia de São José Operário. Durante o momento de celebração, os fiéis rezaram e agradeceram pelas graças alcançadas, sob a intercessão de São José - na fé católica considerado o protetor dos Trabalhadores.

O bispo auxiliar dom Nivaldo dos Santos Ferreira presidiu a celebração deixando uma mensagem encorajadora pelo dia da classe trabalhadora. "A igreja se une solidariamente aos trabalhadores e trabalhadoras nas suas memoráveis lutas por condições dignas de vida e de sustento. O Brasil necessita de um novo marco legal que garanta ainda mais a geração de emprego e renda principalmente para os jovens", disse.

Presente na celebração, a prefeita Marília Campos parabenizou aos trabalhadores e trabalhadoras, destacando a importância deste dia de luta por mais justiça social. "Estamos aqui para agradecer as bênçãos. Contagem vem apresentando saldo positivo com mais de 2 mil empregos gerados no mês de março deste ano e isso foi possível em consonância com a retomada do crescimento econômico no país", afirmou.

Rosania Benício da Silva, veio da Vila Pérola, na região Ressaca, para participar da missa. "Vim da zona da mata para trabalhar no Hospital São José em BH e tive que parar após ter minha filha, pois não tinha ninguém para cuidar dela. Todas as vezes que fiquei desempregada, nunca passei necessidades, devo a São José. Venho todos os anos para agradecer ", disse.

A universitária Maria Lívia da Silva Mendes veio de Betim pela primeira vez na missa do Trabalhador. "Fui convidada pela minha cunhada e vim na expectativa de receber a benção dos trabalhadores", disse.

Empregabilidade

Em 2023, Contagem foi a cidade que mais empregou em Minas Gerais, ficando apenas atrás da capital. Neste ano, o saldo da empregabilidade continua positivo. Segundo os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no último dia 30 de abril, considerando os três primeiros meses do ano, o município gerou 2.065 novos empregos.

A Prefeitura mantém o Sine Contagem com centenas de ofertas diárias de vagas de trabalho. Os trabalhadores e trabalhadoras interessados podem procurar o equipamento que fica na rua Cel. João Camargos, 56 - Centro. (Horário de Atendimento: 8h às 17h) e no Sine Shopping Contagem, que fica na avenida Severino Ballesteros, 850 - Cabral, piso G3 - Estacionamento. (Horário de atendimento: 10h às 19h).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A GALERIA DE FOTOS

Autor: Repórter Vanessa Trotta // Revisão e Edição: Cristiane Oliveira