16 MAI 2024
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
GABINETE DA PREFEITA
Prefeitura fortalece laços comerciais com delegação europeia em evento de cooperação empresarial

Atenta às oportunidades que estão sendo geradas pela reconfiguração geopolítica internacional, a prefeita Marília Campos participou, nesta quinta-feira (16/5), o “Conexões Empresariais: Contagem e União Europeia”. O evento, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), aconteceu no auditório da RHI Magnesita, na região Industrial, e faz parte da política de atração de novos investimentos e apoio à internacionalização das operações das empresas do município. A iniciativa possibilitou a conexão de empresas da cidade com representantes de uma delegação composta por 15 países da União Europeia (UE).

"Este encontro representa um marco significativo
em nossa jornada para fortalecer os laços
comerciais e atrair investimentos estratégicos
para nossa cidade."

Prefeita Marília Campos

Agradecendo a presença de todos os representantes da UE, a prefeita Marília Campos pontuou que o encontro acontece em um momento muito especial para a cidade, tendo em vista o grande número de empresas que estão se instalando por aqui, com investimentos privados que, nos últimos três anos, somam mais de R$ 9,5 bilhões. “Receber essa missão diplomática fortalece toda a nossa cadeia de desenvolvimento econômico. Este encontro representa um marco significativo em nossa jornada para fortalecer os laços comerciais e atrair investimentos estratégicos para nossa cidade”.

Na oportunidade foi apresentado o perfil econômico dinâmico de Contagem, bem como as possibilidades de cooperação e investimento mútuo. “Apresentamos as vantagens competitivas de Contagem, desde a localização estratégica até o apoio governamental para o crescimento empresarial”, disse a prefeita.

O evento destacou não apenas a robustez da infraestrutura industrial, mas também a qualificação de nossa mão-de-obra e o ambiente propício aos negócios que a cidade oferece. “Estamos entusiasmados com os resultados alcançados e com o potencial de colaboração contínua entre Contagem e os países da União Europeia. Estamos empenhados em desenvolver uma agenda de cooperação que promova o intercâmbio de conhecimento, tecnologia e melhores práticas comerciais”, ressaltou Marília.

Representantes de 15 países da União Europeia estiveram em Contagem para conhecer
as possibilidades de cooperação e investimento mútuo com o município
- Foto: Janine Moraes/PMC

O ministro-chefe da delegação, Jean-Pierre Bou, explicou que, na Europa, as maiores referências que se têm do Brasil são a Amazônia e o Rio de Janeiro. Entretanto, ele ponderou que outros estados da região Sudeste, como Minas Gerais, são importantes porque concentram a maior parte da atividade econômica do país. “Essa região é muito interessante para a prospecção de novos negócios”.

Jean-Pierre destacou também que a comunidade europeia está muito sensível à busca de soluções social e ambientalmente sustentáveis, e que essa agenda em Contagem faz parte desse esforço de criação de parcerias entre empresas brasileiras e europeias. “Que sejam investimentos em mão dupla: das empresas da União Europeia em Contagem, e das empresas de Contagem na União Europeia”.

"Estamos empenhados em desenvolver uma agenda
de cooperação que promova o intercâmbio de
conhecimento, tecnologia e melhores práticas comerciais."

Prefeita Marília Campos

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Fábio Sacioto, destacou que essas iniciativas fomentam não apenas o desenvolvimento econômico, mas também um intercâmbio cultural. “Atividades como essa são muito importantes e necessárias à conformação de um ambiente de negócios mais globalizado”.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, Contagem tem avançado na atração de investimentos internacionais, mas também possui uma economia que exporta para 106 países.

“Isso é muito importante para a cidade. O que nós estamos fazendo é uma agenda continuada com governos de outros países, outras cidades para abrir portas para as nossas empresas e para trazer mais investimentos para a cidade. Saíram daqui hoje todos os 15 países muito impressionados de como Contagem desenvolve com sustentabilidade ambiental, com inclusão social e de forma muito competitiva”, ressaltou Vilela.

Ao final, o secretário apresentou à delegação europeia as vantagens competitivas do município e encaminhou um documento pedindo a criação de uma agenda continuada para a difusão das oportunidades apresentadas para a atração de investimentos.

Participaram do encontro integrantes da delegação de representantes de 15 países da União Européia: o ministro-chefe de delegação, Jean-Pierre Bou; o conselheiro da Bélgica, François Moureau; o ministro Wolfgang Bindseil, da Alemanha; a ministra conselheira da Áustria, Judith Schildberger; o ministro conselheiro da Eslovênia, Jean Pierre Vonarb; o ministro conselheiro da Espanha, Alvaro Antonio Diaz Duque; o chefe-adjunto da baixada da Finlândia, Ahti Törrönen; a Vice-Chefe de Missão da Embaixada da Irlanda, Maeve McKiernan; Países Baixos (Holanda), a vice-embaixadora dos Países Baixos (Holanda), Afke Mulder; o chefe do Departamento de Assuntos Políticos e Econômicos da Polônia; Maciej Brodowicz; de Portugal, a conselheira da embaixada de Portugal, Isabel Pestana, o chefe da missão adjunto da Embaixada da República Tcheca no Brasil, Pavel Šára; o ministro conselheiro da embaixada da Suécia, Sten Engdahl e da União Europeia, Jéssica Vieira.

Também estiveram presentes o vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria, e o presidente da Câmara Municipal de Contagem, Alex Chiodi.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC

Autor: Jornalista Guilherme Jorgui / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo