O Espaço Popular Sede, na escadaria da Matriz de São Gonçalo, foi palco de muitas emoções com o show do cantor Fagner, nessa sexta-feira (10/5). O evento foi uma realização da Prefeitura de Contagem, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, em comemoração ao Dia das Mães e reforça o compromisso da atual administração com a promoção do lazer e da cultura, bem como o poder da arte em conectar pessoas e celebrar os laços afetivos na cidade.
"Este grande espetáculo, que promove
cultura gratuita para todos, é um ato,
nosso, de abraço a todas as mães”.
Prefeita Marília Campos
O show de abertura foi com o cantor Marcelo Rocha, que apresentou grandes sucessos de artistas como Tim Maia, Wilson Simonal, Ed Motta, James Brown, Stevie Wonder, entre outros, agradando a todas as gerações com uma apresentação, ao mesmo tempo, dançante e romântica.
O cantor Marcelo Rocha embalou o público com hits românticos e dançantes, antes do show principal - Fotos: Newton de Castro Resende/PMC
A prefeita Marília Campos estava acompanhada de sua mãe e destacou que o evento é uma forma de festejar todas as mães do município. "Nesta noite, prestamos homenagem a todas as mães, tanto as da cidade de Contagem quanto aquelas que nos visitam. Este grande espetáculo, que promove cultura gratuita para todos, é um ato nosso de abraço a todas as mães”.
Durante o evento, realizado para celebrar o Dia das Mães, foi possível ver a interação e carinho entre mães e filhas - Fotos: Janine Moraes/MC
O secretário Municipal de Cultura, Ramon Santos, ressaltou que a política de shows e grandes eventos é um acerto da gestão. “Desde de 2021, Contagem já recebeu mais de 15 atrações artísticas de alcance nacional, iniciativa que, além de proporcionar lazer, entretenimento e cultura para toda a população, de forma inteiramente gratuita e em praça pública, ainda tem o caráter de aproximar a comunidade. Contagem é hoje a cidade do encontro e os grandes eventos contribuem bastante para isso”.
A atração principal da noite, o cantor Fagner, subiu ao palco, dedicando a apresentação a sua mãe, e cantou os seus maiores sucessos, deixando o público eufórico. Canções como “Dezembros”, "Borbulhas de Amor", "Espumas ao Vento" e "Canteiros", fizeram todos cantarem juntos. Já as músicas “Lembrança de um Beijo”, “Romance no Deserto” e “Pedras que Cantam” foram algumas das que levantaram a plateia para dançar. Ainda durante a apresentação, o artista recebeu no palco um dos grandes nomes do futebol mineiro, o jogador Reinaldo, que estava presente no evento.
Fagner cantou e encantou uma multidão de antigos e novos fãs e homenageou o ex-jogador Reinaldo, ídolo da torcida atleticana que prestigiou o show
Fotos: Janine Moraes (1) e Newton de Castro Resende (2 e 3)
Moradora do Centro de Contagem, Karine Norma, contou que ficou emocionada com o reencontro dela com as músicas de Fagner. “Eu perdi o pai do meu filho para a Covid. Ele era músico e seu repertório era quase todo com as canções do Fagner. Após a partida dele, eu nunca mais ouvi as músicas que ele cantava e hoje eu estou tendo a oportunidade de assistir ao vivo esse maravilhoso presente do Dia das Mães.”
O público presente se divertiu, se emocionou e dançou ao som dos grandes sucessos de Fagner - Fotos: Janine Moraes/PMC
O casal Luz de Pinho e João Batista vieram de São José da Lapa para assistir ao show. “Estou muito feliz por ver o espetáculo do Fagner. Vim lá de São José da Lapa especialmente para isso. Sou mãe de quatro filhos e sou fã do Fagner há mais de 45 anos. Assistir ao show dele era tudo que eu queria de presente para o Dia das Mães. Sem dúvida, é um privilégio poder ver esse espetáculo, gratuitamente, em uma praça tão bonita desta cidade”, afirmou a fã do cantor.
Já Isadora Loyola, 17, moradora do Três Barras, não conhecia o artista e foi ao evento para representar a mãe. “A minha mãe não pôde vir, mas como ela gosta muito das músicas do Fagner, eu vim para homenageá-la. Eu amei, uma vibe maravilhosa para finalizar o dia, muito bom!”.
Assim como em outros eventos realizados pela Prefeitura, nesta gestão, a organização preparou um local específico para pessoas idosas e com deficiência assistirem ao show, promovendo a inclusão e o acesso à cultura para todos.
Pessoas idosas e com deficiência puderam assistir ao show de um local reservado especialmente para elas - Fotos: Janine Moraes/PMC
Solidariedade ao Rio Grande do Sul
Um dos pontos altos da noite, foi quando Fagner cantou a “Oração de São Francisco de Assis” como forma de homenagem às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul.
A prefeita da cidade, também prestou sua solidariedade e convidou a todos a apoiarem a corrente. “Expresso minha solidariedade a todas as mães e famílias que estão sofrendo no Rio Grande do Sul devido à tragédia recente. Convido a todos a expressarem a sua solidariedade apoiando aqueles que lutam pela vida no Rio Grande do Sul”, declarou Marília Campos.
Segurança
Para garantir a segurança do evento, a Guarda Civil de Contagem e a Transcon uniram esforços. Enquanto a autarquia realizou uma operação especial de trânsito, a guarda, encarregada da vigilância, preparou uma equipe com 57 guardas que fizeram a patrulha ao redor do Espaço Popular Sede. Para facilitar a supervisão, contaram com o suporte de quatro veículos e quinze motocicletas.
Economia Solidária
Cerca de 20 empreendimentos da Economia Solidária participaram da festa, oferecendo diversos produtos à população, como comida, bebida e artesanato, contribuindo significativamente para a geração de renda dos empreendedores da Ecosol.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos 1- Fotógrafo: Newton de Castro Resende/PMC
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos 2- Fotógrafa: Janine Moraes/PMC
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos 3 - Fotógrafo: Ricardo Lima/PMC