29 ABR 2024
DEFESA SOCIAL
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
SERVIÇO
Mais inclusão: Guarda Civil de Contagem promove palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista
Fotos: Kauan Brito/PMC

Na vanguarda em apoiar a causa e falar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Guarda Civil de Contagem realizou na última quarta-feira (24/04), um seminário no Centro Universitário UNA com o tema “Que a inclusão vire rotina em todo lugar”. A ação fez parte do “Abril Azul”, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar mais visibilidade ao assunto.

A instituição, que é vinculada a Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds), realizou um evento de grande magnitude para todos os servidores da pasta e ainda contou com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e também de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). A Guarda Civil Municipal de Ouro Preto enviou representantes, assim como o Amais Contagem (Grupo de Apoio a Autistas, Pais e Familiares).

"Em 2010 não se falava sobre o TEA em Contagem.
Atualmente há um grupo de mais de 800 famílias cadastradas
e não tem como não ficar emocionada com esse encontro realizado na UNA"

Josi Silva, presidente do Grupo Amais Contagem

“Abrimos o mês de abril já com a iluminação azul na Prefeitura e em outros patrimônios públicos na cidade. A gente encerra o mês de conscientização com a realização desse seminário, que já entrou para o nosso calendário oficial. A importância desse evento é nos atualizarmos sobre o assunto e também chamar as pessoas para construir conosco este território de paz, segurança e de respeito”, disse a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.

Durante o seminário, foram convidados três pessoas que estão engajadas na causa: a cantora Thais Moreira, que esteve presente ao The Voice Brasil e que fez uma canção sobre o tema; o artista e escritor, Ernane Alves, que é conhecido dentro e fora do Brasil, com dois livros publicados, prêmios e homenagens no currículo, um deles sendo entregue pela Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas de Minas Gerais (CADDA); o Defensor Público do Estado de Minas Gerais, Luis Renato Braga Arêas Pinheiro. Ele também é coordenador estadual de promoção aos direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência.

“A ideia é que tenhamos uma rede de apoio local que garanta os direitos e deveres das pessoas. Estar palestrando para as instituições públicas de Contagem foi de grande valia, uma vez que conseguimos dar esse suporte aos funcionários destes lugares sobre um tema tão importante”, comentou o Defensor Público, Luis Renato.

“Em 2010 não se falava sobre o TEA em Contagem. Atualmente há um grupo de mais de 800 famílias cadastradas e não tem como não ficar emocionada com esse encontro realizado na UNA. Só de pensar que antes isso era inimaginável e hoje é uma realidade, é algo que me deixa bastante feliz”, relatou a presidente do Grupo Amais Contagem, Josi Silva.

"Abril é o mês que refletimos sobre as ações, porém as qualificações e disponibilidade da Guarda Civil permanece por todo o ano promovendo a conscientização e atendimento qualificado", disse a comandante da Guarda Civil de Contagem, Anita de Carvalho.

Ao final do evento os participantes receberam um certificado, em uma simbólica homenagem da Guarda Civil de Contagem.

Autor: jornalista Leonardo Melo / Edição: João Cavalcanti