Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Contagem
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Flickr
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
ABR
29
29 ABR 2024
SAÚDE
SERVIÇO
Núcleo de Segurança do Paciente promove ações de conscientização no Complexo Hospitalar e UPAs
Foto Noticia Principal Grande
Foto: Davi Souza/PMC
enviar para um amigo
receba notícias
Programação ocorreu durante todo o mês de abril

A campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, promovida anualmente pelo Ministério da Saúde, tem como tema para 2024 “Comunicação e Trabalho em Equipe”, aspectos essenciais na busca por tornar o ambiente médico-hospitalar mais seguro. Na rede de urgência e emergência de Contagem, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) promoveu diversas ações envolvendo os profissionais de todas as áreas do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com o apoio da Comissão de Segurança do Paciente (CSDP).

O objetivo principal da campanha é conscientizar a equipe assistencial, administrativa e demais profissionais envolvidos no atendimento em saúde, sobre a importância da adoção de práticas de segurança no dia a dia. Nesse sentido, entre os dias 3 e 25 de abril, o NSP promoveu capacitações com ações lúdicas, dinâmicas e inclusivas, além de palestras ministradas por especialistas em segurança do paciente. Foram distribuídos também materiais educativos, que possibilitam aumentar ainda mais o alcance das ações educativas.

O enfermeiro Fabricio Ribeiro, que atua no Núcleo de Segurança do Paciente, destacou a importância de promover essa conscientização. "Com a campanha atual, dando continuidade às ações desenvolvidas anteriormente sobre esse tema, percebemos que os colaboradores já compreendem melhor o que é a segurança do paciente",afirmou. “Com atividades educativas, como as desenvolvidas durante o mês de abril, a instituição visa despertar essa consciência coletiva e fomentar uma cultura de segurança e notificação de incidentes", ressaltou.
 

  

Participantes receberam o certificado “Parceiro do Ano”.  NSP também homenageou os setores que mais contribuíram para as práticas em prol da segurança dos pacientes na rede de urgência e emergência de Contagem  Fotos: Arquivo/NSP

Engajamento pela segurança

A participação ativa dos colaboradores durante as atividades promovidas foi um dos destaques da campanha. A coordenadora do CTI, Clarice Domingos, relatou que este ano as ações lúdicas motivaram a participação de todos os colaboradores: "Para as equipes do CTI, as ações deste mês promoveram um conhecimento de forma leve e de fácil fixação".

Para a enfermeira e coordenadora da central de hidratação, Natalia Rodrigues, que também participou da capacitação, as dinâmicas aplicadas geraram uma repercussão positiva e animadora. “Essa conscientização da necessidade do cuidado, com ênfase na segurança do paciente, é extremamente necessária. Espero que tenham mais capacitações assim", reforçou.

A coordenadora de enfermagem da UPA Industrial, Andreza Perpétua de Freitas Martins, destacou que a ação foi muito importante por plantar nos profissionais a semente do conhecimento: “Foi necessária a interação de todos na etapa da capacitação e isso envolve o grupo, despertando o intuito principal que é a assistência mais segura para todos os nossos pacientes”.

Celebrando os avanços

Além das ações de capacitação e conscientização promovidas durante a campanha, o NSP também homenageou os setores que mais contribuíram para as práticas em prol da segurança dos pacientes na rede de urgência e emergência de Contagem. Os contemplados foram: assessoria de comunicação, Centro de Terapia Intensivo, manutenção predial, compras e rouparia, além da UPA Industrial, que receberam o certificado “Parceiro do Ano”, além de um troféu que marca essa conquista.

Com a promoção da campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, o NSP reafirmou seu compromisso com essas práticas nas unidades assistenciais do CHC e UPAs, buscando promover a construção de um ambiente hospitalar mais seguro e humanizado. "A iniciativa é apenas um dos muitos passos que estamos dando no sentido de fortalecer as práticas e processos assistenciais mais seguros. Com isso, possibilitamos que cada paciente e seus familiares se sintam ainda mais protegidos e bem cuidados durante o tempo de tratamento no ambiente hospitalar", concluiu a gerente do Núcleo de Segurança do Paciente, Fernanda Dutra.

Autor: estagiário Davi Souza, supervisionado pelo jornalista Etiene Egg / Edição: João Cavalcanti
Seta
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia