A campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, promovida anualmente pelo Ministério da Saúde, tem como tema para 2024 “Comunicação e Trabalho em Equipe”, aspectos essenciais na busca por tornar o ambiente médico-hospitalar mais seguro. Na rede de urgência e emergência de Contagem, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) promoveu diversas ações envolvendo os profissionais de todas as áreas do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com o apoio da Comissão de Segurança do Paciente (CSDP).
O objetivo principal da campanha é conscientizar a equipe assistencial, administrativa e demais profissionais envolvidos no atendimento em saúde, sobre a importância da adoção de práticas de segurança no dia a dia. Nesse sentido, entre os dias 3 e 25 de abril, o NSP promoveu capacitações com ações lúdicas, dinâmicas e inclusivas, além de palestras ministradas por especialistas em segurança do paciente. Foram distribuídos também materiais educativos, que possibilitam aumentar ainda mais o alcance das ações educativas.
O enfermeiro Fabricio Ribeiro, que atua no Núcleo de Segurança do Paciente, destacou a importância de promover essa conscientização. "Com a campanha atual, dando continuidade às ações desenvolvidas anteriormente sobre esse tema, percebemos que os colaboradores já compreendem melhor o que é a segurança do paciente",afirmou. “Com atividades educativas, como as desenvolvidas durante o mês de abril, a instituição visa despertar essa consciência coletiva e fomentar uma cultura de segurança e notificação de incidentes", ressaltou.
Participantes receberam o certificado “Parceiro do Ano”. NSP também homenageou os setores que mais contribuíram para as práticas em prol da segurança dos pacientes na rede de urgência e emergência de Contagem Fotos: Arquivo/NSP
Engajamento pela segurança
A participação ativa dos colaboradores durante as atividades promovidas foi um dos destaques da campanha. A coordenadora do CTI, Clarice Domingos, relatou que este ano as ações lúdicas motivaram a participação de todos os colaboradores: "Para as equipes do CTI, as ações deste mês promoveram um conhecimento de forma leve e de fácil fixação".
Para a enfermeira e coordenadora da central de hidratação, Natalia Rodrigues, que também participou da capacitação, as dinâmicas aplicadas geraram uma repercussão positiva e animadora. “Essa conscientização da necessidade do cuidado, com ênfase na segurança do paciente, é extremamente necessária. Espero que tenham mais capacitações assim", reforçou.
A coordenadora de enfermagem da UPA Industrial, Andreza Perpétua de Freitas Martins, destacou que a ação foi muito importante por plantar nos profissionais a semente do conhecimento: “Foi necessária a interação de todos na etapa da capacitação e isso envolve o grupo, despertando o intuito principal que é a assistência mais segura para todos os nossos pacientes”.
Celebrando os avanços
Além das ações de capacitação e conscientização promovidas durante a campanha, o NSP também homenageou os setores que mais contribuíram para as práticas em prol da segurança dos pacientes na rede de urgência e emergência de Contagem. Os contemplados foram: assessoria de comunicação, Centro de Terapia Intensivo, manutenção predial, compras e rouparia, além da UPA Industrial, que receberam o certificado “Parceiro do Ano”, além de um troféu que marca essa conquista.
Com a promoção da campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, o NSP reafirmou seu compromisso com essas práticas nas unidades assistenciais do CHC e UPAs, buscando promover a construção de um ambiente hospitalar mais seguro e humanizado. "A iniciativa é apenas um dos muitos passos que estamos dando no sentido de fortalecer as práticas e processos assistenciais mais seguros. Com isso, possibilitamos que cada paciente e seus familiares se sintam ainda mais protegidos e bem cuidados durante o tempo de tratamento no ambiente hospitalar", concluiu a gerente do Núcleo de Segurança do Paciente, Fernanda Dutra.