16 ABR 2024
SERVIÇO
Além do tratamento, Unidade de AVC do Hospital Municipal se destaca na prevenção da doença
A unidade desempenha um papel crucial na conscientização da população sobre os fatores de risco, sinais e sintomas da doença

Em Contagem, a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Municipal tem se destacado, cada vez mais, na luta contra essa condição de saúde crítica e salvando vidas. Desde sua inauguração, em novembro de 2022, a Unidade de AVC tem sido muito importante para os moradores de Contagem, ultrapassando 750 internações. Equipada com tecnologia de ponta e uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, a unidade se consolida na resposta do município a essa emergência médica, demonstrada pelo aumento do número de atendimentos, média mensal que passou de 44, em 2021, para 79, em 2023.

O AVC é uma das principais causas de mortalidade e incapacidade em todo o mundo. No Brasil, estima-se que ocorram cerca de cem mil casos anualmente. Diante desse cenário, a existência de uma unidade especializada como a de Contagem é fundamental para garantir um atendimento rápido e eficaz, minimizando o impacto devastador dessa condição.

De acordo com um dos coordenadores da Unidade de AVC, o neurologista Pedro Gadbem, além de oferecer tratamento emergencial de alta qualidade, a Unidade de AVC do Hospital Municipal de Contagem também desempenha um papel crucial na conscientização da população sobre os fatores de risco, sinais e sintomas da doença. Campanhas de prevenção e orientação têm sido promovidas regularmente, ajudando a reduzir a incidência de AVC na região.

“Com o tempo, a unidade vem acumulando uma boa taxa de sucesso no tratamento de pacientes com AVC. Graças à sua abordagem integrada e abrangente, muitos pacientes conseguiram se recuperar totalmente ou minimizar as sequelas, retornando às suas vidas cotidianas com qualidade”, afirmou o neurologista.

Juliana Alves, que se recupera de um AVC na unidade do HMC, disse que o tratamento recebido e o cuidado da equipe foi um divisor de águas para a sua recuperação. "Ter uma unidade que cuida exclusivamente de AVC é muito importante. Quando eu tive os primeiros sintomas, já vim direto para o HMC, onde prontamente me atenderam, evitando sequelas maiores em minha recuperação", contou.

O coordenador da unidade destacou a dedicação da equipe e o compromisso contínuo em fornecer o melhor atendimento possível aos pacientes. “Uma unidade de AVC garante um tratamento rápido e eficiente, que se inicia na triagem e vai até o atendimento final. Temos um sistema que monitora constantemente os sinais vitais dos pacientes, como pressão arterial, frequência cardíaca e níveis de oxigênio no sangue. Quando ocorre uma alteração significativa nos parâmetros vitais, um alarme é acionado e alerta a equipe médica imediatamente”.

Também coordenador da unidade,  Renato Pereira explicou que o sistema tem sido fundamental na detecção precoce de complicações e na redução do tempo de resposta, permitindo que a equipe intervenha rapidamente e evite danos maiores. “Utilizamos fluxogramas e diretrizes internas do hospital para o tratamento do acidente vascular cerebral. Todos os profissionais do hospital têm conhecimento de sua função e participação no atendimento ao paciente com suspeita de AVC", afirmou.

Marcos Faria, que acompanhava sua esposa na unidade de AVC, ressaltou a importância de uma equipe dedicada e de equipamentos de ponta. “Fiquei impressionado com a estrutura e com a equipe que cuida unicamente dos pacientes que sofrem desse acidente, tornando tudo mais humanizado e um atendimento mais único para quem é encaminhado para essa unidade”, afirmou.

A implementação bem-sucedida da unidade de AVC e o trabalho constante dos grupos operativos das UBSs demonstram a melhora na qualidade de vida dos pacientes de AVC em Contagem. “A prevenção, além do tratamento, é essencial para combater essa doença silenciosa que afeta tantas vidas. Com dedicação, inovação e cuidado, podemos não apenas tratar o AVC, mas também prevenir e reduzir suas consequências”, finalizou Pedro Gadbem.

Autor: estagiário Davi Souza, sob supervisão do jornalista Etiene Egg / Edição: Ana Paula Figueiredo