16 ABR 2024
GABINETE DA PREFEITA
SERVIÇO
"Mais Médicos": Contagem recebe mais 40 profissionais médicos que vão reforçar as equipes atuais
Contagem passa a contar com 149 profissionais do programa

Para oferecer, a cada dia, uma melhor assistência e atendimento em saúde à população de Contagem, a Prefeitura tem trabalhado com ações em diferentes frentes. A construção e reformas de unidades, a ampliação do horário de atendimento, a valorização dos servidores e a contratação de mais profissionais para reforçar as equipes atuais são algumas delas. Nessa segunda-feira (15/4), 40 novos médicos passaram a integrar o quadro da rede SUS Contagem, o que vai melhorar, ainda mais, o serviço na cidade.

A prefeita Marília Campos destacou os desafios da saúde na cidade e deu as boas-vindas aos profissionais. Atualmente, o orçamento da saúde previsto para 2024 em Contagem é de quase R$ 1 bilhão, correspondendo a 32% da receita municipal, bem acima da exigência constitucional, que é de 15%.

“Estamos reconstruindo a política de saúde de Contagem, com desafios diários,
buscando a redução da fila das consultas especializadas,
o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS),
pois não se faz política pública sem orçamento;
e a questão da regulação do procedimentos de alta complexidade
que está na alçada de Belo Horizonte.”

Marília Campos, prefeita de Contagem

Marília ressaltou, também, que os profissionais que estão chegando estão com muita vontade de mostrar serviço e colaborar para uma construção exitosa nos procedimentos de saúde na cidade. “Abracem, junto com a gente, esse desafio de construir uma saúde melhor. Os desafios em Contagem são enormes e eu espero que vocês nos ajudem a vencer um a um”, finalizou Marília Campos.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria José Pinto, também parabenizou os recém-chegados, afirmando o quanto é importante o trabalho deles para haver um SUS mais humano e íntegro, que busca a resolução do problema do paciente que procura a unidade de saúde. “Estamos felizes com a chegada  de vocês e acreditamos que cada profissional é extremamente importante na construção do nosso SUS com mais qualidade, resolutividade e humanidade”.

O recém-chegado médico, Alfredo Santana, natural de Goiás, se disse um pouco mineiro, cheio de vontade de realizar um excelente atendimento na cidade: “ Estou muito feliz por estar aqui vestindo essa a camisa do SUS e quero poder dar um atendimento de excelência aos pacientes”.

Contagem é a cidade mineira com mais profissionais do programa

De acordo com a referência regionalizada do Ministério da Saúde para o Programa “Mais Médicos”, Henrique Cardoso, Contagem é o município mineiro com o  maior número de médicos dentro do Programa no Estado. Com a chegada dos 40 novos profissionais, a cidade passou a contar com 149 profissionais, que vão reforçar as equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF).

“Dentro da nova proposta de reformulação e fortalecimento do Programa ‘Mais Médicos’, Contagem comprou a ideia abrindo as portas para receber novos médicos do 31º ciclo e foi o município que mais recebeu profissionais em Minas Gerais este ano. Então o Mais Médicos chega com muita força para poder se fortalecer mais na cidade, oferecendo uma assistência muito mais qualificada para o serviço de saúde do município. A gente sabe que a atenção primária é o grande motor da saúde de um município e esses médicos chegam com a função de qualificar a atenção primária do município”, relatou Cardoso.

Para receber e introduzir os novos profissionais na rede SUS  Contagem, a Secretaria Municipal de Saúde segue uma programação, com seminários de integração; orientações quanto ao uso do sistema e aos dispositivos da rede; e fluxos e protocolos assistenciais estratégicos para atendimento à população do município. No decorrer do ano outras capacitações são realizadas para qualificação continuada dos profissionais.

“Um ponto a destacar é o acolhimento promovido pela cidade, em que é explicado como é a estrutura do município, onde os médicos vão trabalhar. Isso é algo que faz toda a diferença para a adequação dos profissionais ao serviço de saúde, a forma como eles vão participar da assistência”, enfatizou Henrique Cardoso.

Após o acolhimento, os profissionais serão alocados nas 76 unidades básicas de Saúde, que abrigam as 179 equipes de Saúde da Família em Contagem.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC

Autor: jornalista Jefferson Lorentz / Edição: João Cavalcanti