17 MAI 2024
MULHER
SAÚDE
Centro Materno Infantil é referência no atendimento humanizado para mulheres, gestantes e bebês
Trabalho desenvolvido na unidade busca ter um olhar integral sobre a saúde da mulher

Dar à luz uma criança é, sem dúvida, um momento único na vida de uma mulher e o Centro Materno Infantil (CMI) oferece toda infraestrutura para cuidar das mães antes, durante e depois do parto. Referência em partos humanizados, a unidade também se destaca no atendimento de alto risco às mães e bebês de Contagem e região. São 187 leitos disponíveis, além de contar com o apoio da Casa da Gestante Bebê e Puérpera, com mais dez leitos para que as mães possam ficar bem pertinho dos seus recém-nascidos internados.

Popularmente conhecida como “Maternidade de Contagem’, o CMI oferece atendimento a diversos momentos da gestação, incluindo a assistência ao parto de risco habitual e de alto risco, puerpério, urgências/cirurgias ginecológicas, situação de abortamento, violência sexual, assistência à criança e neonatal. Integrante da Rede Cegonha, aplica os protocolos do Ministério da Saúde na redução da mortalidade da mulher na gravidez ou no período puerperal (período após o parto em que o corpo da mulher volta ao normal e que provoca mudanças físicas e emocionais).

Conta com alojamento materno, proporcionando às mães dos bebês que estão internados na UTI Neonatal, a oportunidade de estarem próximas aos seus filhos em tempo integral, fortalecendo o vínculo e o aleitamento materno. Possui, ainda, um posto de coleta de leite humano, no qual as mães são orientadas na retirada de leite para administrar aos seus filhos, quando não podem amamentar por algum período.

Outro diferencial é o Programa “Mãe Contagense”, que oferece visita guiada para gestantes ao Centro Materno Infantil, com o objetivo de familiarizar as grávidas com o ambiente hospitalar e reduzir os mitos e medos mais comuns sobre o parto. A atuação das doulas também se destaca no processo contínuo de humanização, contribuindo para o empoderamento da mulher e tornando mais fluido, rápido e seguro o nascimento dos bebês.

De acordo com Thais Ribeiro, que teve seu filho Miguel de parto normal no CMI, todo o atendimento foi muito humanizado. "Desde o momento em que entrei até o momento em que saí, me senti completamente apoiada, cuidada e respeitada. Não consigo expressar o quão grata estou pela maneira como vocês cuidaram de mim e do meu bebê. Fizeram um dos momentos mais importantes da minha vida ser muito especial”, disse Thais.

Atenção integral à mulher

O CMI busca promover o acesso amplo e humanizado à saúde para população de Contagem, o que reflete especialmente no atendimento voltado para as mulheres.  Somente em 2023, foram registrados 3.856 nascimentos, além de 1.379 cirurgias realizadas, nas áreas de mastologia e ginecologia, que incluem procedimentos como histerectomia, histeroscopia, laqueadura e ooforectomia, entre outras, o que representa um esforço em direção a um atendimento integral e sensível.

Segundo Hellen Carolina Santana, enfermeira obstetra e gerente da Linha de Cuidados da Mulher do CMI, tudo isso faz parte de uma abordagem multidisciplinar que busca não apenas tratar condições médicas, mas também melhorar a vida das pacientes. “É uma forma de promover o acesso a um diagnóstico correto e o tratamento mais adequado para cada caso. Isso traz melhorias e promove mais qualidade de vida para a mulher”, afirmou.

Para a superintendente do CMI, Dulcineia Cordeiro, as equipes do CMI estão preparadas para lidar com diversas situações, incluindo casos sensíveis como violência sexual. “A dedicação em buscar capacitação constante e estar preparados para lidar com uma variedade de situações é o nosso objetivo. Entendemos que o cuidado vai além do aspecto puramente médico e que a compaixão e o suporte emocional são igualmente essenciais para as nossas pacientes”, ressaltou.

O CMI se destaca não apenas como um centro de referência em saúde feminina, mas também como um exemplo de compromisso com a qualidade e humanização do atendimento. “O esforço conjunto das equipes, aliado ao apoio contínuo da gestão municipal, tem tornado possível oferecer serviços de saúde de alta qualidade e acesso amplo à população”, declarou Dulcineia Cordeiro.

Autor: Estagiário Davi Souza, sob supervisão do jornalista Etiene Egg / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo