A Central de Hidratação Ressaca se mostrou eficiente na primeira semana de funcionamento. Com o objetivo de oferecer atendimento às pessoas com sintomas da dengue, zika e/ou chikungunya (arboviroses), a central reduziu a pressão sobre o fluxo já intenso da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ressaca. Isso confirma a assertividade do Plano de Ações contra as Arboviroses da Prefeitura de Contagem, que tem sido importante na prevenção e no enfrentamento à realidade gerada pela atual epidemia.
Equipada para atender até 120 pacientes por dia, a Central de Hidratação Ressaca manteve uma média de 83 pessoas sintomáticas atendidas, com pico de 102 no dia 23/3, chegando a um total de 578 nos primeiros sete dias. A unidade está localizada em frente à UPA Ressaca, que atende também à população da região Nacional, o que justifica, ainda mais, a necessidade de oferecer uma alternativa de atendimento à crescente demanda causada, principalmente, pela dengue naquela região.
Para a gestora da UPA Ressaca, Kelly Fortini, a abertura da Central de Hidratação permitiu uma melhor acomodação dos pacientes que precisam permanecer um maior tempo na unidade devido a necessidade de hidratação venosa e coleta de exames. “Os números são importantes, pois mostram que desafogou o atendimento na UPA. Mas a abertura dessa unidade vai além disso, ao mostrar, também aos colaboradores, que a gestão se preocupa com o bem-estar deles no trabalho, para que possam prestar uma assistência de qualidade à população”, destacou.
Para Geslene Dias Barros, moradora da região e que foi a primeira a ser atendida na Central de Hidratação quando inaugurada, o novo local é muito importante para agilizar o atendimento. “Está sendo ótimo e ajuda demais as pessoas, pois facilita para a gente que está com os sintomas de dengue. O atendimento é muito bom, não tem nada que questionar”, afirmou naquele momento.
Elisângela de Souza de Oliveira, que levou o filho com sintomas à unidade, também aprovou a estrutura e o atendimento dado aos pacientes na Central de Hidratação Ressaca. “Foi ótimo! Meu filho estava passando mal desde sábado. Chegou a ter 39,5º de febre. Aqui ele passou pela triagem, consultou com o médico, tudo certinho e rápido. Foi hidratado e recebeu medicação”, comemorou.
Atendimento consolidado
A Central de Hidratação Eldorado segue cumprindo seu importante papel no acolhimento aos pacientes com dengue e outras arboviroses. Prestes a completar dois meses de funcionamento, a unidade ultrapassou a marca de 10 mil pessoas com sintomas atendidas entre os dias 6/2 – data de sua inauguração – e o dia 26/3. Isso leva a uma média de 200 atendimentos diários, comprovando que a ampliação das instalações foi essencial para garantir o acesso da população adoecida a um tratamento digno.
De acordo com a superintendente das UPAs, Beatriz Palhares, as Centrais de Hidratação Eldorado e Ressaca vêm cumprindo de maneira eficaz o objetivo para o qual foram implantadas. “Desde o início, a proposta era de oferecer um atendimento mais ágil e humanizado às pessoas que sofrem com os sintomas da dengue e demais arboviroses, o que podemos comprovar todos os dias na satisfação e alívio das pessoas que buscam acolhimento nas unidades”, ressaltou.
Mais do que apenas acolher as pessoas com essas doenças, a implantação das centrais de hidratação possibilitaram também manter o atendimento às pessoas com outras enfermidades. “Ao encaminhar os pacientes com sintomas de arboviroses para as centrais de hidratação, abrimos a possibilidade de que as UPAS continuem tratando das demais pessoas que também esperam por um atendimento em urgência e emergência nas unidades, evitando a sobrecarga por causa dessa epidemia”, explicou.
Ações de prevenção
Já são quase 6.000 casos de dengue e outros 33 mil suspeitos no município somente este ano, com 13 óbitos confirmados e 14 em investigação. Por isso, a Prefeitura de Contagem segue com as ações de prevenção, com a visita às residências para a aplicação de larvicidas, mutirões de limpeza, circulação dos carros de fumacê, entre outras.
A fim de que o resultado seja ainda melhor, campanhas e publicações têm sido feitas no site e redes sociais da Prefeitura para que a população, em conjunto, possa fazer também a sua arte, descartando corretamente o lixo e evitando acúmulo de água parada dentro das residências.
Confira as principais medidas que você pode adotar para combater a dengue: