28 MAR 2024
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
TRABALHO E RENDA
TRANSFORMAR CONTAGEM
Entrega de certificados dos cursos de qualificação fortalece a inclusão e o desenvolvimento locais
O evento marca a conclusão de uma etapa de aprendizado que destaca o compromisso da gestão com a capacitação e inserção produtiva dos cidadãos e as oportunidades de crescimento e desenvolvimento econômico da cidade.

O Centro Público de Economia Solidária em Contagem foi palco de celebração e reconhecimento, na quarta-feira (23/3), com a entrega dos certificados dos 210 alunos dos Cursos de Qualificação Profissional promovidos pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Sociedade Cultural de Minas Gerais.

O evento reuniu cerca de 150 pessoas entre formandos e convidados, que reforçaram a importância da qualificação profissional como ferramenta de inclusão social e econômica. Além das palavras de incentivo e reconhecimento, a cerimônia contou com um desfile dos produtos feitos pelos formandos e a entrega simbólica de certificados a um aluno representante de cada um dos diferentes cursos oferecidos.

A prefeita Marília Campos destacou o papel central da educação e da formação técnica na construção de uma cidade mais próspera e igualitária. “Desde 2022 já comemoramos a certificação de mais de mil pessoas, celebramos não apenas os números, mas o impacto profundo que esses programas têm na vida de cada indivíduo e de suas famílias.”

Segundo a prefeita, os cursos fornecem habilidades técnicas e abrem portas para novas oportunidades, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico sustentável de Contagem. “São milhares de histórias de superação e sucesso que refletem o compromisso de nossa administração com o bem-estar e o progresso de nossa comunidade”, afirmou Marília Campos.

A subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro, anunciou uma novidade para os alunos que desejam fazer mais cursos. “Renovamos nossa parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSC) e todos os participantes anteriores de nossos cursos têm uma nova oportunidade de participar de mais dois cursos. Também conseguimos desmembrar alguns cursos e incluí-los em nosso plano de trabalho, sob a categoria de oficinas. Essa é mais uma chance incrível de mudar vidas e aprimorar ainda mais o conhecimento”.

A aluna do curso de confeitaria, Luisa Rodrigues, afirmou que pôde aprender muita coisa além do que já sabia. “O curso me ajudou a me profissionalizar mais e a ter um negócio próprio. Antes, eu fazia apenas salgados e comecei a me aventurar na confeitaria. Agora, depois do curso, estou fazendo bolos, brigadeiros, docinhos personalizados e muito mais”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, ressaltou que o investimento na formação de mão de obra qualificada vai além de simplesmente oferecer cursos. “O que mais me chamou a atenção foram os sorrisos radiantes que são testemunhos de conquistas. Isso vai além de simplesmente oferecer cursos; é um compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo, e o nosso desejo é que isso seja uma prioridade contínua”.

Geraldo Magela, aluno do curso de fotografia, afirmou que aprendeu muitas técnicas e admira o conhecimento do professor. “Eu que já gostava fui introduzido às técnicas de filmagem, como capturar e relembrar momentos por meio de uma imagem. O conhecimento dele sobre texturas, por exemplo, é incrível. Aprendi muita coisa”.

Aluna do curso de culinária japonesa, Maria Sabina Gonçalves disse estar alegre com sua experiência nos cursos de qualificação. “Meu coração está cheio de alegria. Este é o segundo curso que faço e aprendi muito. O de panetone e chocotone, que fiz no ano passado, me ajuda bastante na geração de renda, mas o de culinária japonesa é uma paixão pessoal e farei para a minha família, nos nossos momentos”.

Após a cerimônia, os participantes tiveram a oportunidade de confraternizar e conferir os produtos resultantes dos cursos nas barracas da Economia Solidária.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Luci Sallum/PMC

Local: Wendell Rafael com colaboração do estagiário Murilo Luis / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024