A Prefeitura de Contagem realizou, nessa quinta\, o evento "Café com democracia: voto consciente, cidade potente", uma iniciativa que reuniu diversas atividades culturais e debates sobre a importância da participação cidadã e do voto consciente na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A reunião contou com a participação popular, que envolveu Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, programa Contagem na Maturidade, Regional Industrial e a Secretaria Municipal de Educação.
Na oportunidade ocorreu uma roda de conversa com o secretário de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem, Marcelo Lino, sobre o desafio de construir práticas democráticas na sociedade.
“A construção social se faz todos os dias, em manhãs como esta. Os direitos de todos precisam ser defendidos todos os dias. É a democracia que garante o equilíbrio entre os direitos da maioria e o dos diferentes. Eu, por exemplo, sou cego. É fundamental que a sociedade ofereça políticas públicas diferenciadas, para garantir direito à acessibilidade, ao trabalho etc”, destacou Marcelo Lino no início do encontro.
Presente ao evento, a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany apontou a importância da iniciativa para abrir espaço públicos de debate para que a população esteja ciente de uma temática tão fundamental como a democracia. "Eventos como este são fundamentais para fortalecer os laços entre a comunidade e a administração pública, promovendo a participação ativa dos cidadãos na construção de uma cidade mais justa e democrática", ressaltou.
Para animar a manhã, o evento contou com a apresentação afinada do grupo “Seresteiros da Alegria”, do Sesc/Contagem (vinculado o projeto 60 +) e do grupo teatral “Agente em cena”, da Secretaria de Saúde de Contagem/Zoonoses, que encenou uma divertida peça sobre como prevenir à dengue.
(*) Com colaboração de Thiago Gravino