O Serviço Sem Limite, executado pela Prefeitura de Contagem, tem sido uma fonte de esperança e transformação para os moradores da Ressaca. Com o objetivo de garantir a inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência, o serviço é fundamental para promover a igualdade de oportunidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas na região. O transporte inclusivo garante o acesso à educação e saúde dos participantes.
“O programa salvou minha vida. Ele me proporciona conforto,
segurança e a mobilidade para fazer consultas médicas.”
Caio Rodrigues, morador do bairro Guanabara
Alguns utilizam o serviço diariamente para frequentar a escola, enquanto outros o utilizam semanal ou mensalmente para consultas médicas. Ao todo, estão inscritas no programa 378 pessoas, sendo 85 na região Ressaca.
Para Caio Rodrigues, morador do bairro Guanabara, dignidade e cidadania são conquistas reais para os usuários do serviço de transporte especial. “O programa salvou minha vida. Ele me proporciona conforto, segurança e a mobilidade para fazer consultas médicas”, contou ele, que possui deficiência física locomotora.
A coordenadora do Cras Ressaca, Laura Velloso, ressaltou como a inclusão da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida no município faz a diferença: “O serviço não apenas faz com que os cidadãos consigam acessar os espaços públicos, mas também fazer seus tratamentos médicos, levando, ainda, ao pertencimento e à cidadania, sempre com dignidade. Isso é inclusão”.
Pioneirismo
Contagem se destaca como uma cidade pioneira no Brasil com o Serviço “Sem Limite”, que continua ativo e aberto para inscrições. Para solicitar a inclusão no serviço, tanto o requerente quanto seu responsável (se houver) podem procurar as unidades de Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximas.
Documentação
No momento da inscrição, é necessário que o requerente e/o responsável apresentem cópias e originais dos seguintes documentos:
Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade do requerente e de todos os familiares residentes no domicílio;
comprovante de endereço atualizado (máximo 90 dias), Carteira de Trabalho e contracheque atualizado do requerente e dos familiares;
comprovante de recebimento de benefícios previdenciários e assistenciais;
comprovante de matrícula escolar, quando o deslocamento for para escolas;
declaração assinada pelo profissional de saúde responsável, atestando tratamento médico;
Cartão SUS e relatório médico com Classificação Internacional de Doenças (CID), válido por um ano.