Compromissada, buscando um melhor atendimento e conforto à população da região, a Prefeitura de Contagem definiu um novo local para o funcionamento do Cras Ressaca, que desde quinta-feira (14/12) está de portas abertas, realizando atendimentos. Ele está situado na rua Maria Augusta Bacelar, 399. O espaço anterior que funcionava na rua Rodrigues da Cunha, 227, foi desativado.
“Esta mudança representa mais do que uma simples troca de endereço, é a materialização do empenho da Prefeitura em proporcionar um atendimento ainda mais dedicado e instalações aprimoradas para aqueles que mais precisam. Em um novo espaço, renovamos nosso compromisso de apoio e proteção à comunidade. Com melhores condições e maior privacidade, estamos prontos para fortalecer laços e construir juntos um futuro mais solidário”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany.
O que é o Cras?
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública muito importante do Sistema Único de Assistência Social (Suas), responsável pela organização de serviços da Proteção Social Básica. As ações visam fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos vínculos, promover o acesso a direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Atualmente, cerca de 3.585 pessoas são acompanhadas pelos Cras do município.
Com um trabalho próximo às pessoas, o Cras atende população que está em situação de vulnerabilidade social devido à falta de recursos financeiros, com baixo uso ou completo desconhecimento dos serviços públicos, com vínculos familiares e comunitários fragilizados, assim como aquelas inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Entre os serviços ofertados, cita-se o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas (PSB) no Domicílio. Além disso, por meio do Cras, as pessoas conseguem acesso à carteira de identidade; orientações e encaminhamentos ao Cadastro Único e/ou ao Instituto de Identificação; certidão de nascimento, casamento e óbito; encaminhamento para emissão de 2ª via de certidão aos cartórios do município ou demais cidades do país, mediante avaliação técnica; e cartão social.