06 DEZ 2023
REGIONAL ELDORADO
Porta de entrada do Executivo, Regional Eldorado recebe demandas da população

A Prefeitura de Contagem investe no fortalecimento dos laços entre comunidade e o poder público. A cidade é composta por oito regionais administrativas -  Eldorado, Nacional, Riacho, Petrolândia, Ressaca, Sede, Vargem das Flores e Industrial - que atuam como uma espécie de "subprefeituras", responsáveis por ouvir as demandas e necessidades específicas dos cidadãos.

Formada pelos bairros Água Branca, Bela Vista, Cidade Jardim Eldorado, Cinco, Cinco 2 (Cincão - Distrito Industrial), Conjunto Água Branca, Darcy Vargas, Eldoradinho, Eldorado, Glória, Jardim Bandeirantes, Jardim das Oliveiras, JK, Novo Eldorado, Parque São João, Santa Cruz Industrial, São Pedro, Vila Beatriz, Vila Boa Vista, Vila Jardim Eldorado, Vila Paris e Vila Samag, a Administração Regional Eldorado possui um equipe de profissionais, distribuídos em cinco gerências, dedicados a atender a população, desde as instruções relacionadas à limpeza, manutenção e pequenas intervenções até o atendimento e orientações sobre benefícios sociais.

A Gerência de Assistência auxilia na elaboração dos planos e programas para a região, relacionados às políticas de assistência social e cidadania, como  Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica e Carteira da Pessoa Idosa, promovendo a interlocução entre os moradores e o administrador da regional. A de Esporte, Cultura, Lazer e Feira, além de coordenar as feiras do Eldorado e da Economia Solidária da região, também promove e dá suporte às atividades de cultura, esporte e entretenimento, gerando diversão para a região.

A de Educação e Saúde acompanha a execução de programas de interesse  e serviços prestados aos moradores, no âmbito dos referidos setores. O Atendimento, como o próprio nome designa, recebe as demandas do público via Central de Atendimento, registrando as solicitações de serviços; enquanto a Comunicação é responsável por dar visibilidade às ações desenvolvidas e serviços prestados à população. Já a de Administração elabora e coordena os planos e programas a serem desenvolvidos na região, sob a supervisão da Secretaria Municipal do Governo.

Uma das gerências mais demandadas na regional é a de Limpeza, Manutenção e Pequenas Obras, pois é a encarregada de controlar e fiscalizar a execução dos serviços que garantem a segurança e o bem-estar da população como tapa-buracos, troca de grelhas, limpeza de bueiros, troca de lâmpadas, capina, remoção de entulho, entre outros.

A regional funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.  Todos os serviços podem ser solicitados presencialmente na av. José Faria da Rocha, 1016 - 3º Andar - Eldorado, ou pelo telefone, que também é WhatsApp (31) 3352-5477 / 3352-5351 ou pelo e mail: regional.eldorado@contagem.mg.gov.br

Confira os serviços ofertados e como solicitá-los.

Presencialmente ou de forma on-line:

• Operação Tapa-Buraco e pequenas intervenções;
  • Limpeza de córregos e fossas;
  • Limpeza e manutenção de bocas de lobo;
  • Poda, supressão ou plantio de árvores em áreas públicas;
  • Capina, varrição e retirada de entulho em ruas, avenidas e praças;
  • Troca de lâmpadas;
  • Atendimento aos feirantes.

Apenas de forma presencial:

• Denúncias para o Comitê de Fiscalização do Município de Contagem (Comfisc), Posturas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Zoonoses,  Vigilância Sanitária e  Comitê Gestor de Área de Risco (CGAR);
  • Solicitações para a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon);
  • Encaminhamento para o Centro POP;
  • Emissão de Guias de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

Atendimento Cadastro Único (CadÚnico) - presencial, telefone 3352-5418 ou WhatsApp: (31) 97309-7013

•  Bolsa Família,
  •  Benefício de Prestação Continuada (BPC)
  •  Tarifa Social de Energia Elétrica
  •  Carteira da Pessoa Idosa.

Aqueles que atenderem aos requisitos estipulados podem procurar o CadÚnico e solicitar o cadastro. É necessário ao menos um dos seguintes documentos (de cada membro da família):

• Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de identidade (RG);
  • Certidão administrativa de nascimento do indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor.
Autor: estagiária Daniella Avelar, sob supervisão da jornalista Ana Paula Figueiredo